O Projeto

Só Cristo é o caminho,
mas nós podemos e devemos
indicá-lo aos outros!!!


             O grupo Crescer teve origem em 2007 a partir da necessidade de criar novas atividades saudáveis aos jovens que encerram sua caminhada na catequese. Essa demanda apareceu em quase todas as comunidades da paróquia.
Através desta realidade, alguns jovens movidos pelo Espírito Santo visualizaram o projeto, que tem como principal objetivo oportunizar o caminho de Deus, saciando a carência espiritual e sociocultural.
Crescer, que mais precisamente surgiu da junção de duas palavras Crer e Ser, são jovens que evangelizam jovens com grande alegria, doação e fidelidade à Deus.


O Grupo Núcleo
            O Grupo de trabalho iniciou com quatro membros: Altemir Schwartz, Damian Chiesa, Giovani Mattielo e Lauro Reis. Hoje conta com aproximadamente vinte membros que doam seu tempo e trabalho com o único propósito de partilhar a verdadeira experiência do encontro com Cristo. Para participar do projeto o colaborador deve ser batizado e crismado, não necessitando ser membro de algum grupo ou movimento pertencente à Igreja e quem faz o chamado é o próprio Cristo. O participante deve estar à disposição do Crescer e manter seus princípios, tais como viver o que passamos de forma “faça o que digo e faça o que eu faço” através de seu testemunho de vida.

Como Funciona
            O Grupo Núcleo do Crescer, no inicio de cada ano, determina algumas comunidades que serão convidadas a participar do projeto. O primeiro contato em cada bairro é feito com catequistas ou com lideranças da comunidade, que por causa da proximidade com os jovens, são os responsáveis pelo convite. O convite é feito somente aos jovens que já concluíram a catequese com idade entre 13 e 17 anos, com autorização por escrita dos pais. Trabalhamos com um grupo de 15 a 25 participantes mais os representantes da comunidade.
            Até agora as comunidades atendidas foram a do bairro Cairú, Santa Terezinha, Fenachamp, Bela Vista II, Borghetto, São Roque, São Miguel, Centro e São José. O Crescer segue os princípios da evangelização da juventude conforme a CNBB, levando em consideração três pilares essenciais: a formação, a ação e a espiritualidade.
            O grupo Crescer é um chamado de Jesus para nós, este grupo tem o objetivo de evangelizar os jovens crendo e sendo fiéis a obra de Deus.

Espiritualidade
            Muitos jovens não foram iniciados na fé, como provocar o desejo de seguir o Senhor? Como construir a Civilização do Amor?
            A espiritualidade é a motivação central e a bússola para orientar a vida de acordo com a vontade de Deus. É o caminho que dá sentido à vida, um constante diálogo com o Pai, através de Jesus, no Espírito Santo. Deve contemplar a alegria, a expressão corporal, a música, os símbolos, o envolvimento com a vida, a amizade, a convivência, a espontaneidade etc.
            O jovem necessita encontrar instrumentos, pessoas e momentos que o marquem profundamente. Estes meios colocam o jovem num processo constante de revisão da vida.

Ação
Alguns Meios:
- A oração pessoal: não para ser de Cristo se não se reservam momentos especiais para estar com ele.
- A oração comunitária: juntos louvamos, pedimos, agradecemos, choramos, cantamos, silenciamos.
- A participação na comunidade: o testemunho de unidade mostrará ao mundo a força transformadora da religião bem vivida.
- A leitura orante da Bíblia: leitura, meditação, oração e contemplação da Palavra de Deus. Jesus Cristo ao se colocar como “Caminho, Verdade e Vida” (Jô 14,6) nos convida a conhecê-lo profundamente.
- A vivência dos sacramentos: na Crisma, recebe os dons do Espírito Santo e de ser ungido. Na Reconciliação, Deus que perdoa, também oferece um alimento eficaz ao jovem fraco, a Comunhão.
- A devoção a Nossa Senhora: através do terço e festas marianas.
- Encontros espirituais: palestras bem ministradas e o clima de amizade são capazes de mexer com a vida dos jovens dando-lhes rumo, segurança e serenidade. Romarias, caminhadas, peregrinações, acampamentos, ensinam e vivenciam valores como o sacrifício, a renúncia, a perseverança.
- As leituras e reflexões: a leitura da vida dos santos, que são modelos, líderes, testemunhos, como Inês, Tarcísio, Albertina, Domingos Sávio e outros.

Pedagogia de Formação
            O desafio é de ir ao encontro dos jovens onde eles estão. Uma geração formada pela imagem, acostumada com estímulos constantes para manter sua atenção, para quem o “sentir” é mais importante do que o “pensar”, que, às vezes, tem um “eu” muito fragilizado, que rejeita a religião institucionalizada. Por outro lado, na sua vulnerabilidade, possui um grande potencial para o idealismo e o espírito de doação natural.
            A formação teórica é normalmente o ponto de chegada e não de partida. O primeiro passo é provocar o interesse da parte do jovem. Pedagogia usada por Jesus (Lc 19, 1-10, Lc 24, 13-35, Jô 3, 1-21 e Jô 4, 1-42).
            Caminhar e dialogar com os jovens, partindo suas vidas e preocupações, iluminando estas preocupações com a dimensão da fé e incentivando a uma ação concreta de mudança pessoal. É importante a acolhida, a fraternidade, a música e os testemunhos pessoais. Para muitos jovens o encontro com Jesus Cristo passa, pela vida afetiva, no sentir-se acolhido e estar num ambiente de alegria e amizade.
            Os grupos de jovens são um instrumento pedagógico de educação na fé, assim como Jesus fez ao convocar e formar seu grupo de doze apóstolos.