terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Papa convida cristão a unir-se a redes sociais!

Estamos no caminho certo olhem que benção, o nosso amado Papa faz o pedido no dia que lançamos nosso blog.

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Hoje, festa de São Francisco de Sales, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o texto da Mensagem, intitulada "Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital".
"Quero convidar os cristãos a unirem-se confiadamente e com criatividade consciente e responsável na rede de relações que a era digital tornou possível; e não simplesmente para satisfazer o desejo de estar presente, mas porque esta rede tornou-se parte integrante da vida humana", afirma o Papa.
"Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia", indica.
"Pelo contrário - continua -, os crentes encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida."
O Pontífice dirige um convite especial aos jovens, para "fazerem bom uso da sua presença no areópago digital".

Riscos
Começando a analisar os riscos da internet, concretamente das redes sociais, sublinha que "a presença nestes espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual".

Estilo cristão de presença
No entanto, o Papa insiste em que, "usadas sabiamente", as novas tecnologias "podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano".
E se refere a "um estilo cristão de presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro".
"A verdade que procuramos partilhar não extrai o seu valor da sua ‘popularidade' ou da quantidade de atenção que lhe é dada", adverte.
Neste sentido, Bento XVI convida a dar a conhecer a verdade do Evangelho "na sua integridade", já que "deve tornar-se alimento cotidiano e não atração de um momento".
Acrescenta que essa verdade, "mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, (...) sempre exige ser encarnada no mundo real" e destaca a importância das "relações humanas diretas na transmissão da fé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário