O que me deixa “indignada” com essa situação é que algumas pessoas dão mais valor aos animais do que a vida humana. Não estou falando que não devemos nos preocupar com os animais, pelo contrário, o Catecismo da Igreja Católica nos diz:“Os seres humanos, os animais e as plantas têm o mesmo criador, que por amor os chamou à existência, daí que seja profundamente humano o amor às criaturas, sobretudo aos animais.” [344, 354]
Os animais também são obras de Deus e por isso eles ocupam um lugar na criação, o catecismo nos ensina mais uma vez: “Os animais são criaturas de Deus. Deus envolve-os na sua solicitude providencial. Pelo simples fato de existirem, eles O bendizem e Lhe dão glória. Por isso, os homens devem estimá-los”. [2416]
O que eu quero levantar é que, hoje, a vida humana está sendo depreciada. Há instituições que se preocupam com a vida dos animais, mas não há instituições, organizações ou pessoas suficientes para proteger as crianças que são abortadas todos os dias ou os jovens e adultos que morrem por causa das drogas e da pobreza.
Diante dessa afirmação do Catecismo podemos fazer uma pequena comparação dos valores de cada um: animal e ser humano. Acredito que se ficarmos somente nos valores humanos já é o suficiente, mas vamos lá. A Declaração dos Direitos Humanos diz que TODO ser humano tem direito à vida. Precisamos ser respeitados, pois somos dotados de uma Dignidade de Filhos de Deus, e o que isso quer dizer? É que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus. Você quer um valor maior do que esse, de ser imagem do nosso próprio criador?
Com isso, o que vemos hoje é a troca de valores, pois para muitas pessoas os animais têm mais valor do que o próprio ser humano. Pessoas que são capazes de gastar fortunas sem necessidades com os animais de estimação, mas não tem a coragem de ajudar uma instituição que defende a vida humana, que luta pela recuperação de pessoas que sofrem com problemas de Álcool e Droga.
Não podemos deixar os animais sem cuidado, mas tudo tem um limite. Dê o valor que cada um merece, não faça a inversão. Somos Imagem e Semelhança de Deus, por isso vamos, lutemos e defendemos essa dignidade que nos foi dada.
Que Deus abençoe.
Chrislaine Aguiar
Acadêmica em Rádio e TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário