segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Correção Fraterna

Bem, hoje estou afim de escrever sobre algo que tenho uma baita dificuldade em fazer, mas a liturgia de ontem e outros acontecimentos recentes me deixaram pilhada!

Quero falar um pouquinho da "Correção Fraterna" ou, como se diz no meu mundo profissional, do "Feedback".

Mas o que é isso afinal? Imagina ai uma pessoa de quem vc goste muito, alguém que é muito importante pra ti, pro grupo e pra Deus e derrepente esse filho amado de Deus começa a meter os pés pelas mãos, faz uma porção de "cacas", o que tu faz? É uma situação que pra mim é dificílima porque eu tenho medo de, falando a verdade, magoar meu irmão e ficando quieto, permitir que ele se estrepe de vez.

Mas a liturgia deste domingo vem nos dar altas dicas sobre este assunto. A primeira delas tá la em Ezequiel 33, 7-9: se tu bate o olho num lance que vai dar galho, que é contrário ao amor e a vida, chega no cabeção e dá a real pra ele, se ele não quiser te ouvir, é escolha dele, mas se tu não falar, ai, ai, ai, daí tu tb fica na responsa das besteiras que teu irmão fizer.

Lá em Mateus 18, 15-18, vai dá o passo a passo de como dá esse puchão de orelha no irmão. Mas a segunda leitura, Romanos 13, 8-10 diz que tudinho que tiver que ser feito, dito ou orientado tem que ser com o coração cheio de amor: "A ninguém fiqueis devendo coisa alguma , a não ser o amor recíproco, porque aquele que ama seu próximo cumpriu toda a lei."

Por aquelas graciosas coicidências divinas, na semana passada participei de um curso onde foi abordado a questão do feedback nas empresas e adivinha, falava exatamente a mesma coisa que os evangelhos, hehehehe!

Mas tem jeitos e jeitos de falar as coisas, a Palavra nos diz que tem que ser sempre no amor, alguns estudiosos nos apresentam o quadro abaixo que mostra o resultado que se tem de acordo com a maneira e a intenção com que falamos, olha ai debaixo e ve se não é bem assim....

FORMA
REAÇÕES  PROVÁVEIS
RESULTADO
VERDADE COM ÓDIO
•AGRESSIVIDADE
•DESCRÉDITO
•REVIDE
•RAIVA
•CONFLITO
MENTIRA COM AMOR
•APROVAÇÃO
•DESCONFIANÇA
•ESTAGNAÇÃO
•PERMANÊNCIA
•REFORÇO DO COMPORTAMENTO

MENTIRA COM ÓDIO
•AGRESSIVIDADE
•FUGA
•MÁGOA
•INIMIZADE
VERDADE COM AMOR
•ACEITAÇÃO
•SURPRESA
•MUDANÇA
•CRESCIMENTO

Eu ainda não sei fazer isso.....normalmente acho que, de mim,  saem as verdades com ódio....eu nem sei receber essas podas....ai se alguém vem me falar alguam coisa, já vai se levantando em mim uma barreira.....talvez tu também não saiba muito bem como fazer e como receber essas críticas, mas a gente precisa aprender a corrigir nossos irmãos e a aceitar as correções, pq disso, pode depender a plenitude dele e a nossa também, e muito mais que isso, dessas correções pode depender a realização e a vivência do perfeito amor de Deus em nossas vidas.

Precisamos, e eu me incluo nessa, entender que falar coisas desagradáveis de serem ouvidas, não quer dizer que não amamos ou não somos amados, muito pelo contrário, quando falamos pra alguém: "você NÃO está agindo como um filho amado de Deus", esta pode ser a única e a última oportunidade que esse alguém tem de mudar de rota.

O texto até que ta bunitinho né? Na teoria eu sempre sei muito bem como agir, mas e na prática? E é porque eu me conheço muito bem, porque faz tempo que percebo minha dificuldade em fazer e receber essas correções, é  porque eu penso que muitos que estão lendo, como bons pastores, também precisam aprender a mostrar o caminho, que eu convido a todos a rezarem só um versículo do salmo 94, proclamado neste domingo:

"Ele é nosso Deus, nós somos o povo de que ele é pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem."

Que sejamos dóceis a condução que o próprio Deus Amor quer nos dar. Só o amor perfeito pode nos ensinar a corrigir por amor e pelo amor.

SE O AMOR NÃO RESOLVER, NADA, NADA RESOLVERÁ!!!

2 comentários:

  1. Agora vou comentar meu post, como diria o gringo: "se la fá, se lá manha", hehehe

    Falando sério agora, hj dei de cara com uma frase que cabe muito bem aqui:

    Teu amor sem exigência ME HUMILHA.
    Tua exigência sem amor ME REVOLTA.
    Teu amor exigente ME ENGRANDECE.

    Um strucon em todos!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse post Pati!

    Cabe pra muitas situações que vivemos, e como puxões de orelha tb... heheh

    Até porque, se às vezes não estamos conseguindo ter AQUELA sintonia com nosso Papai do Céu, e consequentemente a comunicação falha por não estarmos abertos a Ele... O Cara se usa dos irmãos de caminhada pra dar esses belos puxões =)...

    "Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou?" Mateus 18,12

    E aquela musiquinha que eu acho muito massa: "Escolheste-nos Senhor, nós tão fracos, nós tão lentos... Mas quiseste-nos assim, quiseste-nos pra Ti"

    Abraços fraternos a todos!!

    ResponderExcluir