quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Devemos aprender em todas ocasiões!

Aquele que acredita saber tudo, retira da alma o grande saber da novidade!
Quem assume esta postura acaba se tornando extremamente auto-suficiente e, consequentemente, infeliz, quem acredita que não tem mais nada para aprender se torna uma pessoa infeliz, uma pessoa sem metas a conquistar, sem novidades para saber, sem novas tecnologias para aprender, se torna uma pessoa incapacitada de adquirir NOVOS conhecimentos, porque se fechou no velho.

O aprendizado é diário, sempre temos o que aprender, até mesmo com pequenas coisas, pequenos gestos.
Devemos ter a humildade de se reconhecer em pedaços, ou seja, uma pessoa ainda não terminada, esse gesto é essencial para crescer e construir uma vida sóbria e sem ilusões a nosso próprio respeito.
Aquele que considera que não tem nada a aprender com os outros e com a vida, torna-se arrogante e infantil, pois, fecha-se em “seu mundo” crendo nas falsas e irrevogáveis verdades criadas por si mesmo.

Quem passa a vida toda aprisionado a verdades pessoais vai experimentar uma profunda solidão
, pois nunca permitirá que outros entrem em seu coração, que se encontra trancafiado em suas próprias razões.
A sabedoria escolheu a humildade como sua casa. E somente quando a alma se abaixa para descansar em tal morada, vislumbra o sabor do saber e pode se elevar portando o devido equilíbrio para contemplar cada situação.
A verdadeira sabedoria consiste na humildade de se enxergar como um “eterno aprendiz”, como alguém que não está pronto e reconhece que tem ainda muitas novidades a vislumbrar na jornada dos dias.
Sabedoria não significa o acúmulo de conhecimentos, mas a sensibilidade para aprender as lições presentes em cada coisa que se vive.
fonte: http://radio.cancaonova.com/devemos-aprender-em-todas-as-ocasioes-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário