terça-feira, 31 de julho de 2012

Dica de Livro

- Otávio, se você pudesse realmente viajar no tempo, perguntou-me Nélson, em que tempo e lugar você gostaria de ir?
- O lugar seria Israel, respondi. E o tempo, claro, seria o tempo de Jesus! Talvez quando ele começou sua vida pública... Eu gostaria de saber se muito do que está escrito nos evangelhos aconteceu realmente.
- Como assim? Perguntou Nélson.
- Os evangelhos são muito resumidos. Os autores escreveram para leitores de sua época. Para estes quase tudo estava subentendido e não era preciso ficar fazendo explicações no texto. Para nós, porém, que lemos estes textos dois mil anos depois, muita coisa pode ficar incompreendida, ou mal entendia.
- Não sei se entendi bem, disse Nélson.
- Vou dar um exemplo. Você sabe o que quer dizer a expressão: "fulano entrou pelo cano"?
- Não, respondeu Nélson.
- No meu país, essa expressão quer dizer que o fulano "se deu mal" em alguma coisa que foi fazer. Se você ouvisse essa expressão sem a explicação certamente você iria imaginar o fulano entrando por um grosso cano, não é verdade?
- Sim, concordou Nélson, achando engraçado.
- Se essa diferença de linguagem existe entre nós que somos da mesma época, imagine que diferença não deve existir entre nós e e os autores dos textos bíblicos!

Assim se inicia o romance fictício de Vicente Abreu entitulado Repórter do Novo Testamento, disponível na biblioteca do Crescer. Com um estilo de narração fácil e envolvente, o autor nos leva a conhecer detalhes importantes que passam desapercebidos quando lemos os evangelhos. Uma leitura que ajuda a compreender o contexto, os costumes e a maneira de viver do povo de Israel no tempo de Jesus.
Lindo e adrenado ao mesmo tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário