sábado, 18 de agosto de 2012

Maria visita Isabel e Zacarias!

O evangelho deste domingo dia 19/08 narra a visita de Maria à Isabel e o canto de Maria.
A jovem Maria a poucos dias tinha recebido o anúncio do anjo Gabriel e caminhara em torno de quatro quilometros. Isabel de idade mais avançada, estava agradecida depois de muito tempo de espera e oração. Acrescentarei Zacarias, residente na mesma casa e esposo de Isabel, que ficou mudo até o nascimento de seu esperado filho João Batista.
No encontro, uma bela visita de três meses, uma ajuda a outra, não só no serviço, mas numa comunhão de almas, com muita abertura de coração, muita partilha de suas vidas e do desafio que elas carregavam. Se João Batista depois preparou o caminho de Jesus, quem sabe a prima Isabel com sua experiência já preparava Maria. Nelas podemos encontrar uma relação de amor mútuo, cultivada na fé, cultivada no carinho do serviço, no cuidado com a pessoa.

Pois bem, e Zacarias ter ficado mudo , deve ter sido mesmo providencial, pois Isabel e Maria devem ter falado e partilhado muito, as suas experiências de Deus, seus medos, seu chamado.
Para nós o que podemos refletir então: como estão meus relacionamentos? estou como Zacarias? tenho diálogo? tem alguém em quem confio, que posso partilhar? estou me deixando formar?
Admito que muitas vezes já me encontrei como Zacarias, extremamente mudo e fechado, sem comunicação, nem por gestos. Mas com Cristo aprendemos que devemos sair de nós mesmos, olhar para a necessidade do outro, responder com amor e deixar de ser como éramos, para a graça viver em nós, gestando a maneira de Cristo em nós.
Para nos configurarmos a Cristo, convido a seguir o humilde exemplo de Maria e cantar junto com ela o Magnificat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário