JMJ 2011 - MADRID
Jornada Mundial da Juventude
World Youth Day
Jornada Mundial de la Juventud
Journées Mondiales de la Jeunesse
Weltjuggendtag
Giornata Mondiale della Gioventú
Jornada Mundial da Juventude, não importa o idioma, raça, cor, até mesmo crença, para mim, participar representou e representa ESPERANÇA para o mundo, para a juventude, para as inquietudes, para as incertezas, um encontro com essa dinâmica e esse tamanho é um crescimento completo, emocional, pessoal, social e muito mais espiritual. Podemos aprender, ouvir e testemunhar com o mundo todo que existe uma Salvação que se chama Jesus Cristo.
O mais bonito de participar e testemunhar são as amizades e vínculos que se criam, no meio de bandeiras e países, linguas, das mais distintas, africanos, poloneses, americanos e australianos, enfim, Cristo une tudo em todos, nos faz irmãos que partilham e crescem na fé, na igualdade, na oração e na ação, principalmente pessoal, para um mundo melhor, se não o mundo, pelo menos nossa casa. (partilho um testemunho pessoal: minha alegria agora que voltei da Espanha, ver todas as noites meu pai e minha mãe rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, um simples gesto, mas para mim um milagre!!)
Palavras de Bento XIV para JMJ Madrid:
"Deixo a Espanha feliz e agradecido a todos, mas sobretudo a Deus, Nosso Senhor, que me permitiu celebrar esta Jornada repleta de graça e emoção, carregada de dinamismo e esperança. Sim, a festa da fé que compartilhamos permite-nos olhar em frente com muita confiança na Providência, que guia a Igreja pelos mares da história; por isso permanece jovem e cheia de vitalidade, mesmo enfrentando árduas situações. Isto é obra do Espírito Santo, que torna presente Jesus Cristo nos corações de jovens de cada época e, deste modo, lhe mostra a grandeza da vocação divina de todo o ser humano."
Para uma Vigília em Oração com 2 milhões de Jovens, não há esperiência espirutal maior, um simples dormir no chão, sem banho, sem banheiro, com dificuldades e renúncias, mostra que ser Cristão no mundo é aceitar um desafio de buscar a Santidade e ser diferente, não melhor, mas agindo com sabedoria e presença do Espírito Santo em nossas vidas. Esse é o diferencial, controlar os impulsos e potencializar as qualidades presente em cada um, com respeito, solidariedade e amor. Deixo essa frase do Papa: "Deus tira o bem em tudo."
"Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo."
Apesar, deste testemunho a Jornada Mundial da Juventude é um encontro e oportunidade de crescimento pessoal e te oferece infinitas possiblidades e experiências que cada pessoa pode ter. Um encontro com Cristo, a história, a cultura, a Igreja, congregacóes, comunidades, movimentos, enfim, é uma pluralidade capaz de alimentar e saciar os anseios de paz, de amor e de esperança.
Nem tudo é flores, na época da JMJ, a Espanha passava e ainda passa por uma crise econômica muito forte, desemprego e dificuldades, corrupção, enfim, uma Palavra: PECADO. Podemos olhar a JMJ como uma oportunidade de reconciliação com Deus e a Fé que está muito esquecida no velho continente e muito confusa em nosso país...
Deixo um abraço a todos e muita paz. B O T E F É !!
Mateus Bragagnolo
Jovens Conectados
Eai?Tchê
@commissaojovem
#JMJRio2013
#Bote Fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário