Acabo de fazer algo que a tempos não fazia: assistir Jornal Nacional (deve ser por isso que ando meio alienada)...e embora eu esteja com o estômago virado do avesso ao ver a longa cobertura sobre o final da novela (afinal a rede globo até disponibilizou imagens aéreas em tempo real pra mostrar as principais avenidas do pais quase vazias em virtude do povo estar em casa assistindo o último capítulo)... apesar disso, algo me chamou atenção, numa reportagem muitíssimo mais curta veio a notícia da nomeação de um cientista brasileiro para participar da Pontifícia Academia das Ciências....sim e dai, que é isso?
"A Pontifícia Academia de Ciências foi fundada em Roma, em 1603, com o nome de Academia dos Linces por Frederico Cesi e foi a primeira academia científica do mundo. Galileu Galilei foi um de seus membros. Hoje, conta cerca de 80 "acadêmicos pontifícios", nomeados pelo papa, sob indicação do corpo acadêmico, sem nenhum tipo de discriminação. Muitos dos cientistas-membros, provenientes de todo o mundo, não são católicos. Promover a pesquisa e examinar questões científicas de interesse da Igreja são objetivos da Academia.
Desde 1936 a Academia tem adquirido cada vez mais caráter internacional. Sempre mantendo seu interesse pelos diferentes ramos da ciência, ela sublinha a importância da cooperação interdisciplinar. No mundo é a única academia de ciências a ter uma única categoria e um caráter supranacional. Atualmente a Academia, além de se interessar pela pesquisa científica preocupa-se com os problemas notadamente ligados à ética da responsabilidade ambiental da comunidade científica."
O que isso tudo quer dizer? Quando a Igreja se posiciona sobre alguma questão polêmica nós temos todo o direito de questionar e discordar, porém, temos a obrigação verificar a questão a fundo pois a igreja tem um "departamento" só pra estudar algumas coisas que fazem parte da nossa vida....Vale a pena escutar ela um pouquinho, não acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário