sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que o menino Jesus vem nos dizer

O mal do século é o individualismo, diz o Papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho - recomendo leitura de férias). As pessoas ficam tão envolvidas nelas que não são mais sensíveis ao outro, à dor do outro, à periferia existencial, seja de ausência material ou de afeto e cuidado.

Pouco a pouco, vamos focando em nós e perdendo nossa humanidade. De sentir o que o outro sente, de se fazer próximo e ter compaixão. Humanidade também no sentido da nossa identidade, de ser humano. As pessoas se distanciam si mesmas, de quem são, quando se distanciam do outro. Assim, adoecemos.

Não é fácil viver em grupo. A todo momento, precisamos sair de nós mesmos para ter paciência, entender as diferenças e dificuldades do outro. O pior: é junto do outro que nossas dificuldades e defeitos se destacam, ficam na nossa cara. Por isso, as pessoas têm se evitado. Mas quem decide viver em grupo vive um ato de coragem. Quem decide viver em grupo para se moldar aos valores de algo, e em nosso caso, do evangelho, é mais corajoso ainda. Ou loco, para parte do mundo.

Enfim, quem decide pelo outro sabe que é se doando pelo outro que a gente encontra nosso sentido, que é amar. É no encontro do outro que a gente se encontra, com nós mesmos, com Deus. Pois foi Deus, o todo-poderoso, onipotente, que se fez criança, bebê, se dispôs a aprender a balbuciar, engatinhar, para revelar o Seu amor. Que o nascimento de Jesus que se revive no Natal sirva para fortalecer o movimento que Deus nos ensina: sair do céu, do nosso conforto, onde somos bons, para vir a terra, ao sofrimento do outro e se fazer comum ao próximo, revelando o amor de Deus. É o que faz o menino Jesus e é o que nós precisamos fazer em nossas famílias, amigos, trabalho, escola, grupo, enfim, em todos os nossos relacionamentos.

Deixamos que Deus nos leve para essa humildade de Jesus e de Maria, que deixam o orgulho de lado, o individualismo, "o que é melhor pra mim", para cumprir o desejo de Deus, "o que é o melhor para nós".

Um Natal cheio de Jesus para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário