terça-feira, 3 de abril de 2012

"A Conversão do Nosso Interior"

"Rasgai vossos corações e não vossas vestes; voltai ao Senhor vosso Deus, porque ele é bom e compassivo, longânime e indulgente, pronto a arrepender-se do castigo que inflige” (Joel 2,13)

    Olá amados amigos (a) e irmãos (a) da Comunidade Chagas de Amor. Estamos em tempo de quaresma, onde somos chamados a se preparar para a páscoa do Senhor e Ressuscitar com Cristo.
     A quaresma é um tempo de graça, um verdadeiro Kairós. É tempo de olhar para tudo o que temos vivido e como temos vivido: nossos relacionamentos em casa, no trabalho, na escola e com Deus. É tempo de buscar as coisas do Alto. É tempo de deixar-se alcançar pela misericórdia de Deus. Tudo isto para que possa acontecer em nós à verdadeira conversão: a conversão interior!
      Neste mundo marcado pela supervalorização da aparência. Somos muitas vezes tentados também a viver a nossa fé apenas através de gestos exteriores, que não correspondem com os sentimentos que existem dentro de nós.
     Como está o nosso homem interior? Sim, todos nós temos um homem interior. Que é o nosso ser real. Aquilo que realmente somos. A verdade sobre nós, que muitas vezes podemos esconder dos homens, mas não podemos esconder de Deus.
     No tempo da quaresma somos chamados a fazer esta percepção interior da nossa vida. Reconhecer nossos pecados. Arrepender-se e voltar para Deus. Assim como fez o filho pródigo, quando nos diz o evangelista São Lucas que “Ele entrou em si” (cf. Lc 15, 17). E entrando em si, fez uma avaliação radical da sua vida, e encontrou o caminho para a casa do Pai.
     Não tenha medo de enfrentar a sua verdade. De arrepender-se diante da verdade de Deus, e reconhecer que é preciso mudar. Rasgue o seu coração na presença do Senhor, e permita que Cristo possa te libertar de toda a opressão do mundo, do pecado e do maligno que você está vivendo.  Pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou (cf. 6, 36)
     Muitas vezes temos aparências de homens livres. Mas por dentro, o nosso homem interior precisa ainda de libertação e de conversão. Este é o maior dom que nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo pode dar a um homem ou uma mulher: a graça da salvação! Que necessariamente passa pela libertação interior, e pela mudança de nossa mentalidade.
     Somente aceitando Jesus de todo o coração, e permitindo Ele reinar em nossas vidas de maneira real, é que vamos experimentar a verdadeira liberdade que está em Deus. Por isto, creia que nesta quaresma Deus nos acolhe e nos abraça, e não importa o que tenhamos feito, Ele deseja derramar sobre nós a Sua misericórdia através da palavra, dos sacramentos e da grande celebração da Solene Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo nesta Páscoa.

    Fraternalmente,
    Ricardo Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário