sábado, 14 de abril de 2012

14- Por que a masturbação é um pecado, se não faz mal a ninguém?


O pecado não é só o que afeta o outro. Pois, pode me prejudicar a mim mesmo, incapacitar-me para o amor verdadeiro, ainda que não afete diretamente a outra pessoa. Isto é o que ocorre com a masturbação, onde busco a excitação sexual para mim mesmo. Com ela não consigo expressar minha sexualidade com seus significados básicos: a união com outra pessoa e a fecundidade. É como se mentisse com meu corpo. Este pecado muitas vezes leva à tristeza de quem se sente só e conduz a uma tristeza maior ainda: um vazio de um prazer sem sentido.
A malicia deste ato se compreende melhor quando descobrimos a luz que a pureza contém. Esta consiste em olhos puros, que permitem descobrir uma luz especial, à luz do amor. Minha sexualidade se compreende então como uma força para me entregar a outra pessoa e descobri-la em sua dignidade. O corpo de outra pessoa se refere em sua beleza à luz do amor, e não para ela me provocar apenas excitação.

"Bem-aventurados os limpos de coração", diz Jesus (MT 5,8). Esta bem-aventurança promete nada menos que a visão de Deus, cuja chave é precisamente o amor.Os limpos de coração são capazes de enxergar o mundo com uma visão nova, pois descobrem a luz do amor, que vem de Deus. Por isso suas forças de amar não estão dispersas e sim unidas: o amor é um centro que ordena todas suas forças para amar e dá harmonia e beleza. E podem querer com toda alma uma só coisa. A proteção dos sentidos, especialmente da visão, é necessária para viver a vocação com alegria e fidelidade ao amor. 

João Paulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário