terça-feira, 24 de abril de 2012

Criação ou Evolução?

No domingo, 22 de abril, ocorreu o 2º Fé & CaFé, no espaço do Mater Dei da Catedral Diocesana de Caxias do Sul. Com o tema: "Como crer depois de Darwin:criação ou evolução?", os 150 jovens participantes foram conduzidos a um debate sobre a verdadeira origem do ser humano, a relação com os textos bíblicos e a evolução, e o diálogo entre Fé e Ciência.

O teólogo Padre Leomar Brustolin, idealizador do projeto, iniciou o encontro introduzindo a temática. Quem somos, para onde vamos, se somos frutos apenas da evolução, quem foram de fato Adão e Eva, entre outros questionamentos comuns entre as pessoas, foram apontamentos que direcionaram as discussões.

O padre apresentou que Adão e Eva, segundo a Igreja, é como o mito de Édipo para a Psicologia. Não é uma história real, mas é de extrema importância para o entendimento sobre como as coisas do ser humano funcionam. A história de Adão e Eva revela como o mal entrou no mundo, quando o ser humano quis ser como Deus.

E sobre a evolução? Os participantes entraram no consenso que se tudo fosse resultado de evolução sem um objetivo, sem alguém pensando, o ser humano seria apenas um primata evoluído, não tendo nenhum diferencial e se equivalendo aos animas. Agora, a evolução pensada por Deus, entendemos a dignidade humana. "Deus criou uma criação perfectível, que deve se tornar perfeita,mas que no principio não foi", explica o Padre Leomar. Com o processo da evolução,foi buscando essa perfeição.

É isso que a Igreja acredita, na Evolução Teista: Deus criou tudo, tudo entra em evolução, quando aparece o ser humano, Deus intervém e continua com ser humano. Quanto a alma, elas são criadas imediatamente por Deus, a partir do momento que o ser humano individual é criado.

Nesta edição, tivemos participações de pessoas da área que contribuíram para a discussão. Luciana Brancher, bióloga, aponta dois pontos da teoria da evolução: muitas vezes ela é difundida errada pelo senso comum, quando afirmam que o ser humano veio do macaco. Na verdade, o que se defende é que veio de um ancestral comum dos primatas. Outro aspecto é que nesse ancestral comum há um elo perdido na evolução, reconhecido pelos cientistas. Entre o último primata desse ancestral comum e o primeiro ser humano há semelhanças, mas é a etapa onde há mais diferenças de todas as etapas da evolução, tendo um vazio, um elo perdido. Aconteceu um salto extraordinário no processo evolutivo. Quem interferiu para esse pulo na evolução? Os cristãos defendem que foi Deus.

Zico Zugno, formado em Engenharia Elétrica, professor, cientista, e autor do livro "101 razões emocionantes para a vida continuar em 2012" participou da discussão e falou sobre o Big Bang. Apresentou que a probabilidade do fenômeno ter acontecido ao acaso é um número matemático caracterizado pela improbabilidade, fato que é reconhecido pelos cientistas ateus. E que se há criação, tem que haver criador.

No debate, foi questionado sobre pecado original. O padre esclareceu que ele é algo que aconteceu com os primeiros seres humanos que passaram para nós não por genética, mas por essência, por visão de homem. O ser humano na origem preferiu ser como Deus. Prova disso que tem dias que não conseguimos fazer o bem que queremos e só o mal que não queremos. Essa é a nossa tendencia ao pecado original.

No encerramento, foram respondidas as perguntas que foram encaminhas ao e-mail do Fé&CaFé(feecafecaxias@gmail.com). Uma delas foi como um cristão universitário deve se posicionar em uma aula onde o discurso é reduzido totalmente ao científico. O alerta do Padre aos jovens é: sempre se posicionar, colocando que muitas vezes a pessoa que está excluindo a parte religiosa em seu discurso só olha para uma parte da verdade e pode conhecer pouco do lado não trabalhado. Sempre ficar atento para qualquer tipo de reducionismo, seja o científico ou o religioso. A religião interpreta a realidade e a ciência analisa a realidade. São funções diferentes, com diferentes linguagens e objetivos, mas sob a mesma realidade, por isso podem se completar.

O próximo encontro do Fé&CaFé acontece dia 27 de maio, às 20h. O tema está em votação até sábado, 28 de abril, na enquete no canto direito deste blog. Escolha entre os tópicos: "Cruzadas e inquisição"; "O mistério do manto de Guadalupe" ou se "O mundo termina em 2012?". Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário