terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Seguir Jesus é Adrenalina na Veia!

Aehhh, Povo Santo, vamos fazer uma partilha de coisas adrenadas, engraçadas ou incríveis que aconteceram depois que resolvemos radicalizar com nosso brother Jesus??????
Quem começa???????


Pra inspirar, segue um texto engraçado mas mto interessante.....

As aventuras radicais de quem confia em Cristo

snow_board_fe
No dicionário, uma das possíveis definições de aventura é “ação ou situação arriscada”. Quem já deu alguns passos – poucos ou muitos – na amizade com Cristo, deve ter notado que o Senhor tem mania de nos colocar em circunstâncias altamente estressantes. Vez por outra, nos vemos como que à beira de um abismo e, lá na outra ponta, Ele nos estende a mão e nos convida a saltar como quem chama pra tomar um sorvete:
– Vem amigo, tenha um namoro casto!
– Não se desespere com o pouco dinheiro. Estou cuidando de tudo!
– Não se corrompa para manter o emprego. É melhor ser desempregado do que ser desonesto.
– Que mérito há em fazer o bem somente a quem é legal contigo? Ajude o cara que te sabotou!
– Te perseguem por ser cristão? Dont worry… Vai piorar! Tá querendo ter mais moleza do que o Mestre aqui?
Diante de cada um dos Seus apelos, nós cristãos podemos dar, basicamente, três respostas diversas:
1) “Só se for agora, ninguém salta como eu!” – Saltamos confiando em nós mesmos, na nossa própria capacidade e… PUF!!! Este é o som que se ouve no fundo do abismo, logo em seguida.
pedro_caminhando_aguas_jesus2) “Ah, tá… Beijo, me liga!” – Retrocedemos e, em vão, buscamos atalhos que nos permitam chegar ao Senhor de forma mais fácil e menos arriscada. No fundo, tememos que, se fizermos a vontade dEle, vamos nos dar mal.
3) “Tô me borrando todo, mas eis-me aqui, Senhor!” – Saltamos o abismo, ainda que nossas pernas estejam trêmulas (devido à noção da nossa incapacidade humana). Dizemos SIM a Cristo em nossa vida concreta, pois cremos que Ele nunca decepciona Seus filhos. Isso é ter fé.
Olhando para a vida de São Pedro, podemos muito apropriadamente encaixá-lo no item três citado acima – afinal, ele era o Apóstolo que amava a Cristo mais do que os outros (Jo 21:15). Entretanto, ao menos em uma ocasião, a sua fé vacilou. Por exemplo, quando viu Jesus caminhando sobre as águas do mar:
Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? (Mt 14:28-31)
Entretanto, anos mais tarde, esse mesmo homem que negou o Mestre temendo sofrer como Ele, foi capaz de se expor ao martírio, morrendo também na cruz.
Artigo extraído o site: http://ocatequista.com.br

Retiro de Formação!!!

O grupo núcleo do Projeto Crescer esteve nos dias 23 e 24 de fevereiro reunido para seu retiro de formação. Teve início no sábado às 8 horas e termino no domingo com a misa das 18 horas na Matriz. Os momentos de espiritualidade e formação foram realizados pela Comunidade Oásis, através dos membros, Edson, Marcelo, Vanessa, Samanta e Marco.




quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Novidade na área!


Youcat School – Comunidade Oásis
Jovem, uma ótima e abençoada semana!
A história mostra-nos muitos jovens que, através do dom generoso de si mesmos, contribuíram grandemente para o Reino de Deus e para o desenvolvimento deste mundo, anunciando o Evangelho. Com grande entusiasmo, levaram a Boa Nova do Amor de Deus manifestado em Cristo, com meios e possibilidades muito inferiores àqueles de que dispomos hoje em dia. (MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA JMJ RIO 2013)
Você é convidado a construir a história de uma juventude santa neste tempo da Igreja, não fique fora dessa...



Ínicio: 09 de março de 2013
Aulas: Todos os sábados
Duração: I módulo (18 aulas)
Temas I módulo: Apresentação Youcat / Felicidade & Liberdade / Escolha, Paixões e consciência / Virtudes / Dons e frutos do Espírito Santo / Pecado / Graça & Santidade / Igreja e muito mais...
Idade: 14 à 25 anos
Horário: 20 às 22h
Local: Casa de Oração São Pio de Pietrelcina
Endereço: Rua Feijó Júnior, 275 – Bairro: São Pelegrino – Caxias do Sul/RS
Telefone: (54) 3028.3888
Inscrições antecipadas e vagas limitadas!
                                   facebook.com/comunidadeoasis
                                   twitter.com/comunidadeoasis
   divulgacao@comunidadeoasis.org.br
divulgação: Comunidade Oásis

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

17 – Se o sexo é algo bom, porque dentro da Igreja existe pessoas que não se casam e consagram sua virgindade a Deus?

Ao se fazer homem, Cristo inaugurou um novo modo de viver o caminho do amor do Pai, um novo modo de expressar-se com a linguagem do corpo, de viver com plenitude também a sexualidade. Ele fez isso assim porque, para fazer eterno o amor, tinha que transformá-lo, fazê-lo semelhante mesmo a Deus. Com esta nova linguagem, Jesus pode amar os homens totalmente, entregando-se por todos, com uma entrega apaixonada, única. Ele disse: “Toma, esse é o meu corpo” (Mc 14, 22). 

As pessoas que se consagram e vivem virgens na Igreja seguem esse modo de viver de Jesus. Poder viver assim porque participam de Cristo e recebem sua chamada única. Recordam a todos os casais que seu amor vem de Deus e que tem que caminhar sempre rumo a Deus. Nos ensinam a ver a meta do amor, mais além da morte, no abraço do Pai misericordioso.

Viver virginalmente não é uma renúncia do corpo. Ao contrário, esse amor se vive também no corpo, e se vive como homem e mulher. E mais, a pessoa consagrada nos ensina a ver a grande dignidade do corpo: é capaz de entregar-se totalmente a Deus, fazendo isso de forma transparente ao mundo, mantendo vivo o amor divino. Entendemos assim que o amor de Deus não é abstrato, mas sim real e concreto, que toca nosso coração de carne e o preenche, que nos faz capazes de viver totalmente entregados a Ele.


Perguntas e Respostas de João Paulo II

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

16- O amor é exclusivo, ou podemos nos apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo?


Há paixões que parecem acontecer bruscamente, sem que percebamos. Por isso se fala de amor a primeira vista. 
O Deus pagão Cupido, responsável por estes amores, se representa como um menino com asas, armado com uma flecha que transpassa os corações dos amantes. Se sugere assim a ideia equivocada de que o amor ocorre sem que possamos fazer nada. Felizmente, não é assim: o amor precede de nossa liberdade. Podemos nos sentir bem na presença de outra pessoa e como ela nos trata. Mas isso não é sinal diretamente de amor Verdadeiro. Pois isso você pode sentir com várias pessoas.
As coisas mudam quando nos envolvemos pessoalmente no amor para construir uma intimidade comum com o outro. Aqui é importante compreender que a outra pessoa é única, em seu corpo e espírito. Por isso, se experimenta uma exclusividade progressiva  nesse amor. Já não se pode ter isso com duas ou mais pessoas. Quando acreditamos que estamos apaixonados não podemos nos concentrar só na intensidade de nossos sentimentos. Eles podem mudar com rapidez e inclusive se apagar. 
O que determina um amor verdadeiro não é a força do sentimento, mas a intenção de viver para o outro. Por tanto, amar não é algo que simplesmente me acontece passivamente. É um processo em que a outra pessoa vai se convertendo pouco a pouco em um objetivo da minha vida (e assim, em uma vocação). Não é um mero momento que me fascina, mas um chamado, cuja a resposta requer amadurecimento interior e fidelidade no tempo. O amor não depende de um momento da fascinação, e sim de uma desposta voluntária e livre que damos a um chamado. Ao aprofundar o conhecimento de outra pessoa, se amadurece na relação mútua e é possível construir uma vida comum, conteúdo próprio da promessa matrimonial.

fonte: 30 perguntas e respostas de João Paulo II.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Acolhamos na fé a decisão do Papa

Logo que ouvimos a notícia da renúncia do Papa, ficamos meio como "baratas tontas": ué, que que deu agora???!!! Mas logo nossos pastores foram acalmando nosso coração. Quem ouviu o Frei Aldo falando na manha de ontem na Rádio Garibaldi, pode admirar mais ainda essa bela atitude do Papa de se reconhecer incapaz para servir a Deus nesta função, pode se encantar com a sabedoria da igreja e desses homens de Deus.
Coloquemos a eleição do próximo sucessor de Pedro como intenção em nossas orações e penitências quaresmais.


Segue matéria extraída do site www.commissao.com.br com as palavras do Bispo:

Com a internet e a difusão da mensagem por diferentes meios, a notícia da renúncia do Papa não demorou a chegar ao mundo inteiro. Ser pego de surpresa é normal diante da raridade de determinados eventos. Importante é pensar com serenidade, especialmente diante de algo que envolve diretamente a Igreja que amamos.

O bispo diocesano Dom Alessandro Ruffinoni falou à ComMissão e deixou uma mensagem sobre a decisão do Papa, bem como esclareceu dúvidas e curiosidades sobre o que se dará na decorrência dos fatos:

“Uma surpresa para todos, mas foi uma decisão sábia, humilde; o Papa demostrou humildade. Ele percebeu que as forças humanas já não o ajudam mais a levar adiante os compromissos que exigem a sua presença, como viagens, reuniões e demais compromissos. A mentalidade é que o papa nunca renuncie, mas pode renunciar. Na história da Igreja houve apenas um que renunciou de maneira espontânea, mas o Papa não se sente mais em condições físicas de poder levar adiante. Foi uma decisão muito bonita e humilde.”

Continuando a reflexão, Dom Alessandro pontuou que é importante dizer que tudo continua. Afinal, a Igreja é conduzida pelo Espírito Santo, e isso nos mantêm sempre confiantes. O Papa está à frente, mas é o Espírito Santo quem a conduz. Por isso que a Igreja, apesar dos fracassos e das limitações humanas de padres, bispos e papas de todos os tempos, ainda continua. Se fosse uma instituição humana, já não existiria há muito tempo.  Jesus é o sinal da presença de Deus, que conduz a Igreja por mais que seja formada por seres humanos, pessoas limitadas.

Sobre a eleição do novo Papa, o bispo diocesano esclareceu: Cardeais de até 80 anos podem participar do conclave, sendo convocados a Roma. É chamado ‘conclave’ porque antigamente os cardeais ficavam fechados à chave até que a reunião acabasse. No conclave, reúnem-se para refletir e analisar a situação da Igreja e que tipo de Papa precisamos. Em suma, pensar, rezar e refletir, chegando a uma conclusão.

A imprensa sempre lança nomes, mas nunca se sabe quem será eleito. No Brasil, serão estes votantes: Dom Odilo Scherer, Dom João Aviz, Dom Geraldo Agnelo, Dom Eusébio Scheid, Dom Cláudio Hummes, Dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB. Cerca de 120 cardeais participam do conclave. Mas, o eleito como Papa pode ser um bispo, um cristão. Todo batizado pode ser Papa.

Cada papa tem o seu jeito. As bases fundamentais não mudam, mas o jeito de cada um é diferente, podendo renovar a equipe que trabalhará com ele. A decisão de Bento XVI foi um sinal de humildade e sabedoria. Ele continuará cardeal, pois o papa é o bispo de Roma. O que será eleito bispo de Roma será, então, o Papa.

A atividades da Jornada Mundial da Juventude continuam confirmadas, pois é um evento que não depende exclusivamente do Papa, e deverá ser acompanhada por aquele que será eleito.   

Padre Rudinei Zorzo, coordenador do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul e responsável pela Jornada Mundial da Juventude, também deixou uma reflexão sobre a renúncia: “Dá para entender o amor que ele tem pela Igreja. Sabendo que não tinha mais condições, ele preferiu deixar o cargo para um mais jovem poder conduzir nesse momento difícil. Por um lado, tem essa dor, e por outro tem o amor”, disse o padre. É esse amor que vamos manter, em prol da nossa unidade.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tchibummmm!!!


O Evangelho deste domingo é Lucas 5,1-11, nele Jesus é pra lá de claro: "avança para águas mais profundas!"....o que isso quer dizer para nós hoje?
Gentem, quarta inicia a quaresma, o que vou fazer este ano para me preparar bem para viver o Mistério Pascal?
Tenho certeza que no íntimo, todos sabemos o que devemos deixar morrer em nós ou que hábitos devemos fortalecer para que nossa amizade com Deus cresça....então, avancemos sem medo!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Calendário da Paróquia - Fevereiro 2013


Aeh, gente boa, que tal pegar umas missas em locais diferentes e conhecer outras comunidades? Cada uma tem riquezas únicas! Vale a pena conferir!!!

A aventura de ser chamado por Deus!



Todos nós, não importa a idade, nos sentimos atraídos pela aventura e por correr algum risco. Tem aqueles que saltam de metros de altura com apenas uma corda amarrada à cintura ou que descem rios caudalosos numa embarcação um tanto quanto precária... Mesmo aqueles que não gostam de esportes radicais muitas vezes gostam de se arriscar em um brinquedo do parque mais emocionante ou até mesmo fazendo um investimento um pouco arriscado.

Talvez tenha sido essa atração à aventura, tão inerente a nós homens, que levou Santa Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida por Edith Stein, a dizer que “responder o chamado de Deus é uma aventura, e vale a pena correr esse risco”. Talvez poucas definições de “vocação” sejam tão precisas quanto esta! Ser chamado por Deus e responder a esse chamado é viver uma aventura, com tudo o que esta tem direito. E não diria só uma aventura, mas A aventura!
Responder a esse chamado é olhar para frente e ver uma via desconhecida e incerta a ser percorrida. Ter o coração preenchido de uma alegria inexplicável e de um ardente desejo de percorrer esse caminho novo, mesmo que tantos já nos tenham alertados dos perigos que ele traz (São João da Cruz nos fala das feras, dos fortes e das fronteiras, Santa Teresa das “sevandijas”, entre outros...). É perceber que suas pernas balançam e vacilam antes de dar o primeiro passo e sentir um friozinho na barriga ao iniciar a caminhada. É se alegrar, se maravilhar, com as belas paisagens descobertas ao longo da estrada (penso naqueles que, pelo sim que damos a Deus, têm as vidas transformadas por Ele, as quais podemos ou não contemplar), tanta coisa que nunca esperávamos ver, nem sabíamos que existia!

Mas como qualquer aventura, responder a Deus é também sentir o cansaço da longa jornada, do sol a queimar a nossa fronte. É se molhar com a chuva inesperada, se ferir com as pedras e galhos do caminho, tropeçar e até mesmo cair. E quantas quedas! É muitas vezes ter vontade de desistir, de se lembrar do conforto da sua casa, olhar para a frente e se perguntar se vale mesmo a pena continuar.

É a própria Edith Stein que garante que vale, sim, a pena prosseguir, seja qual for o risco. Ela é testemunha, assim como muitos outros santos que, também ouvindo a voz de Deus que os chamava, se colocaram a caminho e atingiram o cume deste monte que escalamos dia após dia. É interessante que Edith Stein era carmelita (monja de vida contemplativa) e morreu mártir num campo de concentração, e ainda assim, teve a coragem de atestar o quanto vale a pena seguir a Deus.

Mais ainda do que estes que nos dão testemunho, é o próprio Deus que nos garante que vale a pena correr todos esses riscos e quaisquer outros. Vale a pena, porque nesse caminho nós somos amadurecidos por Ele, somos sustentados pela sua Providência, que nunca se deixa faltar e que nos dá mais do que pedimos ou pensaríamos pedir, somos purificados de nossos pecados e podados em nossas imperfeições e porque a nossa meta é a felicidade sem fim, a santidade. Enfim, vale a pena porque o prêmio é o próprio Jesus Cristo, a pérola preciosa, o tesouro escondido no campo.

Muitos são os aventureiros que a cada dia escutam a voz do Senhor a interpelá-los e recebem dele a graça de corresponder a essa voz, que chama e capacita a responder. E então? Não quer você também correr esse risco?


texto: por Edinardo de Oliveira Júnior Missionário e seminarista da Comunidade de Vida Shalom
fotos: Projeto Crescer

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Fotinhas atrazadas!

No dia 20/01 a turma do Fena foi passar o dia no sítio! Foi um dia de reflexão e diversão!
Lá vai algumas fotinhas das figuras!

Quando se tem vergonha de tirar a foto se finge que dorme, hein senhoritas! kkkk



Tem que ter estilo pra fazer gelatina, né Dener?



Olha a gatona que apareceu por lá tb!!!!



O Lucas diz que pesca......mas ainda bem que tinha salchipão pro almoço.....kkkk



Ahhh, coisa bem boa, nada melhor que um banho de açude num calorão de 11 graus!!!! hehehe



Ai tá a turma lá na Cruz depois de assumir compromisso com o próprio futuro.... Que Jesus nos ampare nas fraquezas e nos ilumine nas escolhas!



Então, pro Fernando, a Vaquita ali atrás é um gamba e ele nunca tinha visto um gamba, então ele se emocionou e teve que deixar registrada esta foto...ai, ai, vai entender essa juventude!!! hehehe



O queeeee, as manas Andressa e Dani de mãos dadas? Pera aí, agora quem se emocionou fui eu, deixa registrar pq não sei qdo vamos ver isso de novo!



Alguém sabe o que é que tá acontecendo com o irmão da Angela e da Pamela? Ele tá meio esquisito nessa foto....






sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Happy Birthday!

Olá Galeraa!!
Mês de fevereiro começando...
E, é claro, já vamos nos programar para parabenizar os queridos aniversariantes desse mês! =D
Que Deus abençoe e ilumine o caminho de cada um de vocês!!

Nome----------------------Dia----Grupo
Taymara Castro--------01-----Caxias do Sul
Renan Radavelli--------02-----Cairu
Gilvan F. Giovanaz-----06-----Santa Terezinha
Vilma Rubi Cecconi----06----São Roque
Alano G. Chesini-------12-----São Miguel
Veronica------------------13-----Crescer
Jaqueline Benine ------17-----Chacaras
Silvana H. Vargas------18-----Borghetto
Aline Kowaski-----------19-----Vale Verde
Gustavo Dutra-----------19-----Vale Verde
Daniel Zanatta----------19----- Cairu
Alexandre Dendena----22-----São Chico
Leornado Barcelos-----22----Chacaras
Frei Jadir Segala--------22-----Paróquia São Pedro
Jéssica Cassol---------25-----Centro
Carlos E. Pante---------25-----Caxias do Sul

Feliz Aniversárioo!!
Um forte Abraço!