domingo, 13 de março de 2011

O Valor dos Sacramentos


Sacramentos são sinais visíveis do que é invisível.

Com a ousadia de tentarmos valorizar mais esses dons de Deus que são os sacramentos sugiro uma breve reflexão as questões que seguem:
1. O BATISMO é conduzir uma criança pra que ela faça parte do corpo de Cristo, pra que ela possa receber como herança o reino de justiça que Jesus veio nos propor, pra que ela inicie sua vida cristã ou é comprar um belo enxoval, convidar meu melhor amigo pra ser o padrinho e molhar a carequinha do nene?

2. O CRISMA é assumir esse presente de ser corpo de Cristo e receber com maior intensidade o Espírito Santo, e através desse mesmo Espírito tomar posse dos dons que Deus nos dá ou é comprar roupa nova e de novo escolher um tio que eu gosto mais pra vir comigo na igreja e depois comer um churrasco?

3. A EUCARISTIA é o momento que eu acolho o mistério de Jesus transformado em pão na minha vida e clamo pra que ele siga comigo, que Ele seja em mim e eu seja Nele no meu dia a dia, ou ja que todo mundo vai na fila da comunhão eu sigo o fluxo?
4. E o Sacramento da RECONCILIAÇÃO? Será que é um momento em que eu passo por cima do meu orgulho e admito que erro, que sou fraco e peço com humildade que Deus me perdõe para que, depois, eu possa continuar minha caminhada feliz da vida porque Deus me ama e me perdoa ou será que eu posso me confessar diretamente com Deus, sem a intervenção de um padre, escapando assim de assumir minhas fraquezas perante os homens?
5. O Sacramento do MATRIMÔNIO é assumir perante Deus e seu povo que eu estou disposto a dar a vida por alguém, mesmo sabendo que está pessoa não é perfeita, é ter como maior interesse ajudar essa pessoa a ser melhor em suas fraquezas e humildemente se deixar ajudar por essa pessoa, é dizer sim aos projetos desconhecidos de Deus pra uma nova família, é decidir com firmeza amar sempre e não só quando as coisas vão bem ou é uma noite de pompa e festa onde sonhos muitas vezes infantis são realizados?
6.A ORDEM é entregar minha vida e estar disposto a renunciar minhas próprias vontades para atender ao chamado de Deus em tudo, absolutamente tudo, o que ele pedir, pra fazer de sua Igreja o Reino de Deus, o mesmo Reino que Jesus veio nos falar ou é estudar um monte, saber tudo de Deus e da igreja mas quando solicitados a doação, se fechar em nosso mundinho e fechar os olhos para os irmãos?
7. E a UNÇÃO DOS ENFERMOS? É momento de pedir ao Senhor que nos cure não só fisicamente mas espiritualmente, é um confiante "faça-se em mim segunto Tua vontade", é um momento de receber o dom da força para viver a "tempestade" na tranquilidade e feliz aceitação ou é um gesto de desesperança e dor?

Por favor, meus caros, vamos buscar o verdadeiro sentido dos sacramentos, não vamos fazer por fazer, sei que é difícil pois muitas vezes aqueles que deveriam ser exemplo também não vivem esses dons e compactuam com uma visão medíocre dos sacramentos, mas vamos nós mesmos viver na intensidade e na verdade.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário