sábado, 30 de março de 2013

Momento de Páscoa na escola!

Nesta quinta-feira, 28 de março, à convite da direção da Escola Atílio Tosin, o Projeto Crescer esteve presente realizando um momento sobre a essência da Páscoa. Ao longo do dia, nos três turnos, em torno de 500 alunos puderam descontrair, refletir e orar por uma humanidade com mais sentido.
Agradecemos à direção da escola, aos alunos e profes, uma boa Páscoa à todos.







quarta-feira, 27 de março de 2013

Fotos da Vigília !




Agradecemos a todos que estiveram presentes neste momento de sermos jovens na oração e na alegria de estarmos tão pertinho de Jesus. Que possamos viver uma Páscoa intensa e cheia de renovações.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Fotos do Brechó do Fena!

Olá pessoal, boa tarde!!!
A galera do grupo Fenachamp fez bonito, organizou um encontro muito bacana para toda a comunidade do bairro, amigos e familiares. O encontro teve música, teatro e um brechó bem acessível pra todo mundo sai quentinho nesse inverno. No final ao som do hip hop cristão, não fico ninguém sem refletir sobre a dor e o sofrimento de inúmeras famílias que tem problemas com drogas.
Confira mais fotos em: https://picasaweb.google.com/106586818601844773676/BrechoDoFena

domingo, 24 de março de 2013

Páscoa :) - Depoimento Pessoal


E então, onde estou agora hein? Fiz o contrário de tudo que imaginei fazer. Errei me arrependi, me perdi, perdi pessoas, ganhei verdade, coragem e dor. Me surpreendi quando não queria me surpreender. Medi meus atos como quem pesa frutas numa balança de supermercado... E agora, meu bem, encontrei no meu inconsciente os freio, as amarras e os joguei fora. Fiz o provérbio “lixo no lixo” cumprir-se.

E como me sinto? Com sede de vida. Sede de verdade, de corações que batam na mesma medida que o meu. Com sede de sorrisos, boas conversas, músicas cheias de esperança. Meses e meses calei minha voz. Segurei firme meu pulso e o impedi de jogar pra fora o que carreguei por dentro. Mas nesse instante é propício compartilhar as experiências e ter espírito redentor. Morrer naquela cruz com Cristo, mas não esquecer de ressuscitar após. De retirar os pregos que nos mantém fechados, aprisionados, inalcançáveis e infelizes, pois machucam.

Nesta páscoa, vou bater palmas, para mim mesma. Não por ter compreendido inteiramente o sentido desta composição tão bela que vem do meu Senhor Jesus Cristo. Mas por compartilhar com ele o estado de ressurgir quando eu não mais vi a face de Deus apesar de saber que ele lá estava.

Reconhecemos, aplaudimos, elogiamos o trabalho e aptidões de muitas pessoas. Mas não o nosso próprio. Diferença nesse mundo, faz quem sabe se dominar, usar o coração para ter humanidade e a cabeça para usar a inteligência. Feliz de quem tem amigos, mais do que ouro e prata valem: os valorize. Feliz de quem ama mais do que é amado. Feliz de quem perdoa sem esperar perdão. Feliz de quem faz o que tem que ser feito sem esperar recompensa. Feliz de quem se enxerga como é e não como tem que ser, certamente nos moldamos, mas ir contra a essência é crime que gera uma morte ingrata.
Feliz Páscoa e... CORAGEM! 

- Jéssica Cassol

quinta-feira, 21 de março de 2013

20- O casamento não impõe muitas normas e responsabilidades, todas de uma vez?

Para amar, é necessário abandonar o individualismo. Se isso não ocorre, então o matrimônio é apenas uma convivência satisfatória, que o importante sobre tudo são os desejos subjetivos daqueles que convivem: meus gostos, minhas ideias de vida, meus projetos. Então, quando chega uma desilusão, a frustração perante uma dificuldade, se descobre que o vínculo é frágil.

Mas o matrimônio é muito mais que duas pessoas que se unem para conseguir cada uma sua própria felicidade. O matrimônio é uma comunhão de duas pessoas. Sua grandeza é que cada um viva "para o outro", e por isso pode realizar um plano que supera os desejos dos apaixonados. É algo maior, um "nós" comum, uma história juntos: ambos dizem sim ao bem da comunhão entre eles.

A medida da união já não são os desejos subjetivos de cada um. O que os une é a grandeza de uma promessa que realizaram a outra pessoa e lhes supera aos dois: percebem que seu amor é uma promessa que Deus fez a eles. Por isso, o conteúdo do casamento não é o capricho dos esposos, e sim obedece a um plano de Deus que aceitam no dia da cerimônia. Na hora, não apenas prometem o amor que sentem: dizem "sim, aceito", ao que Deus lhes promete, com toda sua grandeza e exigências. Por isso, a comunhão de pessoas nunca se acaba em uma simples situação de estar juntos e sim requer uma promessa de uma "íntima comunidade de vida e amor".


João Paulo II, 30 perguntas e respostas

terça-feira, 19 de março de 2013

Encontro do Fena!!!

Olá galera, neste sábado, imperdível, estarmos juntos no encontro que o grupo do Fenachamp está organizando, confere o convite aí, combina as caronas e vamo nessa!!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Francisco de Assis! Francisco de Buenos Aires! Francisco de Roma!

Surpresa...
Papa Francisco I... Seja bem-vindo... Nós te acolhemos com muito carinho...

Jorge Mário Bergoglio, cardeal arcebispo de Buenos Aires, 76 anos, formado em teologia na Alemanha, foi eleito no quinto escrutínio como o bispo da Diocese de Roma e Papa da Igreja Católica.

Mais uma vez é confirmado para o mundo que a lógica de Deus é diferente. Deus age não conforme os critérios humanos... Deus age conforme seu coração.

Todos acompanhamos as especulações feitas ao longo da semana que passou em torno dos papáveis e dos não papáveis... Tanta coisa foi dita pró e contra a Igreja Catolica. Noticias reais? Invenções?

Alegramos-nos porque os cardeais não se deixaram influenciar por estes ares... aliás, eu diria, o Espírito Santo não segue as especulações.

A lógica e a seriedade com que os cardeais viveram este momento prova para todos que, de fato, Francisco I, já está sendo para a Igreja e para o mundo um presente de Deus.

Por quê? O seu nome diz tudo: Francisco... quem não conhece a vida do reformador São Francisco: vida de simplicidade, de pobreza, de humildade, de alegria cristã e de fraternidade com toda a criação. Vida vivida no essencial...

Francisco I. Com a escolha deste nome, expressa seu programa de vida para a vida da Igreja... Viver do essencial, viver no essencial. E, para os cristãos, o essencial tem um nome: Cristo.

Um padre que conhecia este que agora é o nosso Papa e que estava na Praça de São Pedro ontem, no dia de sua eleição papal, disse que em sua Diocese, Dom Jorge manifestava sempre sua essencialidade de vida e sua verdadeira alegria por viver assim. Bem diferente da lógica do mundo que pede tantas bugigangas. Para ir ao trabalho, por exemplo, usava o transporte público da cidade de Buenos Aires. Quando visitava Roma, do mesmo modo. quem o conhece o considera um verdadeiro homem de Deus: a primeira coisa que pede sempre é rezar por ele. Com seus padres, sempre foi muito acolhedor e amável e valorizou especialmente o trabalho dos padres nas grandes favelas da Argentina.

Disse o Papa no seu primeiro discurso: "no inicio desta caminhada vamos fazer um trajeto juntos... Eu, bispo, com vocês e vocês, povo de Deus, comigo".

Ele fala de um cristianismo de misericórdia e de alegria...

Por isso, meus amigos, nesta hora de profunda emoção, queremos entregar este grande homem nas mãos de Deus.

Pe Leonardo, de Roma.

terça-feira, 12 de março de 2013

Muy Fofito!


19 – Se estamos sinceramente apaixonados, por que não nos entregarmos sexualmente antes do matrimônio?

A sexualidade é uma dimensão própria do amor entre o homem e a mulher, mas nem todas suas expressões são justas: tudo depende da verdade do amor que expressam. Compreendemos facilmente que não basta “gostar-se” para realizar um ato sexual com outra pessoa. É que na verdade do ato não é “se gostar juntos” e sim formar uma vida em comum. Por isso a verdadeira união sexual com o outro exige uma comunhão de pessoas: é a entrega real e definitiva de “viver para o outro”. 

Por isso, antes do matrimônio, as manifestações sexuais e afetivas devem respeitar a verdade de um dom recíproco, que não é dado em plenitude. Se realizo o ato conjugal sem dizer para outra pessoa um “sim para sempre”, então estou mentindo com meu corpo. Minha sexualidade expressa algo (te amo para sempre) que quero de verdade dizer a outra pessoa.

A experiência ensina que as relações pré-matrimoniais não trazem mais estabilidade aos casamentos, mas ao contrário. A razão é que mudam gravemente o sentido da entrega própria da sexualidade humana.


fonte: 30 perguntas e respostas de João Paulo II

segunda-feira, 11 de março de 2013

Missa do Grupo J.E.R.A.

Neste domingo, dia 10/03, o grupo J.E.R.A (Jesus Eterno Rei de Amor), grupo de jovens do bairro Chácaras foi apresentado à comunidade. Os jovens fizeram a liturgia, cantaram e animaram a celebração. No final da missa, o grupo foi recebido com muita alegria pela comunidade, confira as fotos:

+ fotos: https://picasaweb.google.com/106586818601844773676/MissaDoJERA

sábado, 9 de março de 2013

18- Não é excessivo um amor para sempre?

Parece impossível que duas pessoas que não são eternas prometam um amor eterno. E, sem dúvida, não há um namorado que, quando se declara a sua namorada, não diga que seu amor é para sempre. O sentimento pode mudar, a atração física diminuir, mas o amor, recordemos, chega mais fundo que as atrações e sentimentos. É como a corrente profunda que empurra a água da corrente ao mar, é o último destino da pessoa. Só quando miram a esse destino, os namorados sentem vibrar a promessa de algo maior, e se torna possível amar para sempre. É que nesse destino, que está inscrito na pessoa, se percebe algo eterno.

Para amar para sempre devemos então reconhecer o que há de eterno na outra pessoa: seu nome, sua história, seu futuro. Sem a ajuda de Deus e de seu amor, que se manifesta também mediante a relação com a família, com os amigos e com a mesma Igreja, é impossível ter fé nesta promessa de eternidade.

Alguém perguntará: não deixamos de ser livres quando dizemos para sempre? Não é melhor viver sem compromissos? Porém, ocorre ao contrário. Para dizer “para sempre” é necessário ter o futuro nas mãos. Quem não pode prometer, esse vive somente no presente estreito, não tem espaço para se mover, o futuro não é seu... Não é livre. Não pode se projetar no amanhã e nem sonhar em dar frutos. Só tem um caminho quem não muda de horizonte.

A promessa de eternidade que vive o amor requer ser mantida passo a passo. O “para sempre” que se leva dentro de si se joga no “dia a dia”, construído com paciência e perdão.


fonte: 30 perguntas e respostas de João Paulo II

sexta-feira, 8 de março de 2013

Notícias da semana!!!

No domingo, dia 03/03 o grupo núcleo e o grupo do Fenachamp esteve reunido pra fazer goiabada. Os potes estão sendo vendidos por dez reais e os valores serão usados nos retiros e na mobilização para à JMJ.


Na quarta, dia 06, tivemos o segundo encontro do grupo Integração Jovem JMJ, organizado pelo Emaús, Projeto Crescer e pela Paróquia. O próximo encontro será no dia 10/04, no dia 19/05 faremos um almoço Jovem. Programem-se!

Na quinta, dia 07, o grupo Jera, do bairro Chácaras teve ensaio de cantos e da liturgia para a missa desse domingo, dia 10, organizada por eles. Nesta data será apresentado o grupo à comunidade, participe você também, às 9 horas, na comunidade do bairro.


segunda-feira, 4 de março de 2013

O Cristo Inconstante

Para os que um dia experimentaram a realidade de Cristo e, oprimidos por circunstâncias que só Deus pode avaliar, sentiram depois o peso de suas indagações e procuras tirar deles o primeiro entusiasmo e o primeiro impulso.
Para os que, não obstante sua pequenez humana, ainda se lembram que um dia puderam sonhar, aqueles sonhos de reconstrução e emprestaram ao Cristo suas vidas, seus anseios, suas horas e tudo aquilo que tinham de mais precioso para consolidar, o reino de Deus na terra.
Para os que nunca deixaram de amar a vida e o único amor que subsiste, embora tenham sentido que não era possível trilhar o caminho como haviam encetado, buscar a verdade como haviam buscado e viver a vida como haviam vivido.
Para os irmãos na fé que, de qualquer forma buscaram e encontraram o amor e hoje se perguntam, até mesmo na indiferença, se valeria a pena recomeçar.
Para os jovens que Ele tanto ama e amadurece, para os adultos que Ele tanto renova e consolida.
Para os jovens, homens e mulheres cristãos do meu país, que precisam tanto da certeza de que amam e são amados, mas que sofrem tanto o peso de sua inconstância...
Pe Zezinho


Se vc, de alguma forma se identificou com o que está escrito acima, gostaria de pedir para vc separar 15 minutinhos para ouvir esta mensagem, mas atenção, é preciso coragem e coração aberto para acolher aos apelos do Pai....


sexta-feira, 1 de março de 2013

Comemorando o nascimento...

Eai Galeraa!!
Mês de março ta na area...
E não poderiamos nos esquecer de lembrar das datas dos queridos aniversariantes...
Já vão se preparando para receber alguma visita, algum presente, talvez uma surpresinha kkkk
Deus abençoe cada um de vocês!

Nome---------------------------Dia-----------Grupo
Larissa Telk-------------------03------------Chacaras
Guilherme R. Dresch-------04------------São Roque
Marisete Schwars------------07------------Centro
Evelin A. Cobalchini----------08-----------Chacaras
Nilcene Roch------------------09------------Vale Verde
Leonardo Collasiol----------09-------------Vale Verde
Ana Claudia Mutterle--------10------------ Caxias do Sul
Antonio L. da Silva-----------11-------------Borghetto
Chaiane Lumi ----------------12-------------Santa Terezinha
Mariana P. Avila --------------16-------------Caravaggio
Volmir Fontana ---------------19-------------Centro
Angela Frank------------------21-------------Fenachamp
Juraci----------------------------22-------------Paróquia São Pedro
Everton Nichetti---------------26-------------São Francisco
Liciane Pandini---------------30-------------Santa Terezinha


Feliz Aniversárioo

Abração!