quarta-feira, 28 de agosto de 2013

30- Porque para casarmos é necessário uma celebração pública?


Nossa vida se apoia sempre nos outros, nós os precisamos, como precisamos de oxigênio para respirar. Necessita sobretudo de Deus, que sustenta o amor, o faz durar e o permite crescer.

Por isso, temos necessidade de uma celebração pública: porque em um rito religioso se manifesta o pedido de ajuda a aqueles que nos ajudaram a construir o amor. É a ajuda de nossas famílias, de nossos amigos, da sociedade. É a ajuda de Deus, que nos promete sua presença.
O amor dos esposos tem uma dimensão social. Sozinhos não podem se amar. O amor que sentem o aprenderam em uma família, com sua família vão construir a sociedade. Por isso seu amor não é algo privado, que somente pertence a eles.

Ao entrar na Igreja, o amor dos esposos pede ajuda, reconhece necessitar de apoios, de outras famílias, da sociedade, da comunidade de fé, de Deus. A Igreja, na liturgia, diz aos esposos algo importante: “Não estão sós. Eu os ofereço um lugar para construir vossa casa. Eu vos abro a uma grande família para que vocês se apoiem nela para fundar a vossa. Somente assim podereis viver plenamente vosso destino de amor e acolher os dons que Deus os dará”

E, por sua vez, nessa liturgia, os esposos se perguntam: o que podemos fazer nós pela Igreja? A construiremos no pequeno, no dia a dia, com testemunho do amor e trabalho. Faremos de nossa vida uma liturgia, de nossa casa um templo, onde oramos e ensinamos nossos filhos a orar, de nosso trabalho um louvor ao Senhor, fonte de todo bem. Seremos uma pequena igreja, uma igreja doméstica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário