quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

5- O amor é algo que se encontra ou que se aprende?

Quando se encontra o amor, parece-nos que já alcançamos a felicidade plena. Tudo nos parece lindo, perfeito; corremos o risco de fazer como o caminhante: paramos para contemplar o horizonte que se abriu à nós. No entanto, como já dissemos, não basta contemplar nosso amor para vivê-lo na sua verdade; como não é suficiente amar a música para saber tocá-la. É necessário tempo, estudo e muita prática para chegar a ser verdadeiros músicos.
Como a música, o amor é uma arte que não se aprende e nem se cultiva sozinho, mas junto com a pessoa amada. E também temos que contar com ajuda de um maestro o qual estamos abertos, desejando que suas palavras ressoem em nós e nos introduza na arte de amar.
Quem é este amigo, especialista na arte de amar, que nos oferece sua amizade e sua sabedoria? Assim diz um escritor cristão: "Muitos tem tentado entender o amor. Mas ninguém o tem conseguido como os discípulos de Cristo. Porque tem como Maestro a mesma Caridade". Cristo é o Maestro de quem temos necessidade para aprender a amar: Ele nos amou primeiro e nos amará até o fim de nossos dias, sem reservas. Em sua escola cada um aprenderá, não somente o fascínio pela música, mas também a arte de tocá-la, de compor novas melodias.
João Paulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário