terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jesus tinha irmãos?

No evangelho de hoje (MC 3, 31-35) temos a seguinte passagem:

"Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo.
Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram." Ele respondeu-lhes: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?" E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: "Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Opa! Como assim? Jesus tinha irmãos? A Igreja Católica fala que Maria concebeu Jesus pelo poder do Espírito Santo e permaneceu virgem, e como é que ela tinha outros filhos? Quem tá mentindo, a bíblia ou a igreja?

Bueno, estas e muitas outras perguntinhas que muitas vezes nos deixam cabreros, sem resposta e vulneráveis aos questionamentos de nossa própria inteligência acabam aos poucos abafando nossa fé, certo? A gente quer crer, mas tem dificuldade pq não entende.

Como diria nosso brother Santo Agostinho: "É preciso conhecer mais para amar mais."

Por isso, quero recomendar um curso de Teologia e Bíblia que acontece na Paróquia Santo Antônio em BG, mais infos ai de baixo no folder. Se alguém se pilhar, por favor fale comigo. Não se iluda achando que vai desvendar todo o Mistério, impossível conhecer as coisas de Deus na sua totalidade. Mas é possível avançar na nossa fé firmando nossas convicções na rocha.

E voltando a histórinha dos manos de Jesus....
"em algumas passagens os evangelhos falam dos dicípulos de Jesus como se fossem irmãos e irmãs dele. Isso acontece pq na lingua do povo da bíblia (o hebraico), a palavra irmão tb significa primo, parente, companheiro, amigo. Mas todo novo testamento foi escrito em grego e não em hebraico, (opa, embolô de novo!). Então, os estudiosos explicam que apesar de os 4 evangelhos terem sido escritos em grego, muitas vezes aparecem expressões e modos de falar que são próprios da língua hebraica. Isso significa que quando os evangelhos falam dos irmãos de Jesus estão se referindo aos seus parentes. Na história humana, inclusive em tempos atuais e principalmente em sociedades mais tradiocionais, os laços entre irmãos incluem muitos graus de parentescos."
By Pe Eleandro Teles
Até na nossa cultura, embora já esteja se perdendo, tenho certeza que muitos já ouviram falar de tio-irmão, não é?

CONHECER MAIS PARA AMAR MAIS!

Meu objetivo neste post foi falar do curso e esclarecer uma pequenina dúvida que sempre surge sobre essa historia dos irmãos de Jesus, mas eu não posso deixar de rezar com a passagem de hj qdo diz: "Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe." Já pensou a que dignidade Cristo nos eleva se nós formos estes que aceitam a vontade de Deus?

Bjs mil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário