sábado, 29 de setembro de 2012

Quem está a favor de Jesus?



O Evangelho deste domingo é  Mc 9,38-43.45.47-48 e diz o seguinte:
João disse a Jesus: ‘Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lhe proibimos, porque ele não nos segue’. Jesus disse:  ’Não lhe proíbem, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois pode falar mal de mim. Quem não está contra nós, está a nosso favor. Eu garanto a vocês: quem ser para vocês um copo de água porque vocês são de Cristo, não ficará sem receber sua recompensa.  E se alguém escandalizar um destes pequeninos que acreditam, seria melhor que ele fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço.
Se sua mão e ocasião de escândalo para você, corte-a. É melhor você entrar para a vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. Se o seu pé é ocasião de escândalo para você, corto. É melhor você entrar para a vida sem um dos pés, do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se o seu olho é ocasião de escândalo para você arranque-o.  É melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só, do que ter os dois e ser jogado no inferno, onde o seu verme nunca morre e o seu fogo nunca se apague.

Na primeira parte, Jesus fala sobre quem está realmente a nosso favor: Jesus não quer que o grupo daqueles que o seguem se torne uma seita fechada e monopolizadora da sua missão. Toda e qualquer ação que tira o homem da alienação é parte integrante da missão de Jesus. Pequeninos são os pobres e fracos que esperam confiantes por uma sociedade fraterna e igualitária.
E na segunda parte, Ele fala sobre cortar o mal pela raiz: os seguidores de Jesus não devem andar em  busca de poder e de formar uma casta privilegiada. Isso seria trair a missão de Jesus, mal que deve ser cortado pela raiz.

By Vini do São Roque

Gostaria de propor uns questionamentos para nós neste final de semana:
Quantas vezes nós julgamos sem conhecimento? Quantas vezes apontamos o dedo pro outro, sem olhar que lá onde estamos apontando, também erramos, também somos fracos?? Será que nossa língua não nos leva ao pecado?
Literalmente cortá-la não é solução... SILENCIAR talvez?... Coisas a se pensar...

O que aprendi e senti na palestra "Lutos e Perdas"?

Que tal partilharmos um pouco nossos sentimentos e entendimentos sobre a palestra desta semana?
Peço a todos que estiveram presentes que coloquem os pontos que mais chamaram atenção, porque?
1. Não sabemos os desígnios de Deus,  pode ser que nossa partilha seja uma palavra de esclarecimento e conforto para alguma alma aflita que um dia possa visitar nosso blog.
2. A partilha é de uma riqueza gigante, ela faz com que entrelacemos nossas vidas.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Fotos do Pode Crer Borghetto!


Neste sábado à noite, dia 22, aconteceu na Igreja de São Roque do bairro Borghetto o encontro Pode Crer. A comunidade esteve presente, cantando, louvando e se divertindo com o teatro e com as músicas de animação. Na companhia de suas famílias e amigos tiveram momentos de oração e descontração, mostrando que, até os com juventude acumulada, sabem "ser jovem" na Igreja. Agradecemos à acolhida da comunidade, à organização do grupo e aos presentes. Confiram mais fotos no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/106586818601844773676/PodeCrerBorghetto

Fotos do Pode Crer São Roque!


Neste domingo foi realizada a 9ª edição do encontro Pode Crer em São Roque, momentos de muita alegria, graça e paz marcaram o encontro. Agradecemos ao grupo e à comunidade que nos recebeu. Podemos crer que muitas graças chegaram ao coração de todos. Confira as fotos no link abaixo:
https://picasaweb.google.com/106586818601844773676/PodeCrerSaoRoque

sábado, 22 de setembro de 2012

Os últimos serão os primeiros


O evangelho deste domingo é de Marcos 9,30-37 e diz o seguinte:
“Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia; e não queria que ninguém o soubesse. Ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que lhe darão a morte, mas ressuscitará no terceiro dia, depois da sua morte. Mas eles não compreenderão estas palavras e temiam interrogá-lo. Nisto chegaram a Cafarnaum. Quando estavam em casa, Jesus perguntou-les: De que vínheis vós discutindo pelo caminho? Eles, porém calaram-se; porque no caminho tinham discutido entre si qual deles era o maior. E sentando-se, chamou os doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos. Tomou um menino, pô-lo no meio deles, e, depois de o abraçar, disse-lhes: Todo o que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe, e todo o que me receber a mim, não me recebe a mim, mas aquele que me enviou.”

Esta passagem é bela e simples. Mas com grande lição: Não adianta a gente querer sempre estar na frente de tudo, ser sempre o primeiro, pois Jesus disse: ‘os últimos serão os primeiros’, não basta viver só para nós mesmos temos que nos doar pelos outros. Também dá pra perceber que ai tem algo maior. Digamos assim... A felicidade, o querer ser maior, chamar a atenção pra si. Mas na realidade não é assim, a verdadeira felicidade não vai surgir na superficialidade... Mas se muitas vezes abaixarmos nossa cabeça e tivermos a simplicidade de uma criança a tarefa de parecer-se com Jesus se torna mais fácil. Afinal, nem sempre estamos certos. Querermos independência, firmar passos próprios e esquecemos a delicadeza de certas atitudes pelo próximo.
Um exemplo muito interessante pode ser dado através da avó da Leti (Fontana), quando esta tinha 6, 7 anos, ela e seus primos se reuniam na casa da avó, especialmente aos domingos. E a avó dela mandava todos fazerem fila para ganhar chocolate. Dá pra imaginar a correria? Mas o aconteceu foi um ensinamento muito prático, recebia o chocolate primeiro o último da fila. E assim se repetiu muitas vezes... Algo tão pequeno, mas tão grande. Quem sabe a partir de atitudes assim possamos ganhar a aparência de criança que Jesus sugere? Quem sabe assim...

By Jéssica Cassol e Letícia Fontana

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ae gente boa...

É muita novidade aí né?!

Mas fica ligado que já saiu o Hino Oficial da Jornada mundial da Juventude e o Hino Oficial do Bote Fé da Regional Sul. Confere aí as novidades.

Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude:



Hino Oficial Bote Fé (Vídeo da Diocese de Santa Cruz do Sul):


Fique por dentro das novidades da nossa Diocese sobre a Jornada Mundial da Juventude no Facebook da Commissão Jovens e, em breve, no site www.commissão.com.br.

PS: Quem estiver afim da letra das músicas dá um toque ai no pessoal do blog ou fala comigo mesmo que eu mando pra quem quiser.

By: Iago Ferret




terça-feira, 18 de setembro de 2012

Confirmada datas do Amadurecer 2012 !!!

Olá gente boa! Foram confirmadas as datas para o acampamento Amadurecer deste ano, anote aí, divulgue aí, reserve aí:

27 e 28 de Outubro.

Em breve, divulgaremos o tema, pregadores e as novidades.

Depois da lama, do banho da misericórdia e da liberdade em Jesus, o que virá pela frente?

sábado, 15 de setembro de 2012

Seguir Jesus Cristo


Naquele tempo, 27 Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28 Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”.
29 Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30 Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito.
31 Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32 Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo.
33 Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
34 Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”. (Mc 8,27-35)

O Evangelho deste domingo nos mostra que Jesus sabia do seu destino e não queria que as pessoas lamentassem sua morte, mas que continuassem anunciando a Palavra de Deus tendo em Jesus um exemplo de vida.
Jesus, no trecho em que ele diz que sofreria muito, seria rejeitado, morto e ressuscitado, está falando também de nossa fé cristã. Muitas vezes nós sofremos com a descrença dos outros em Deus, somos rejeitados por algumas pessoas justamente por acreditarmos em Deus, morremos na fé quando desistimos da nossa vida e deixamos Deus de lado, e ressuscitamos no momento em que percebemos que Jesus nos estende a mão para caminhar com Ele, não temendo mais os males do mundo.
Cristo quer nos auxiliar em nossa caminhada, quer que nós sejamos mais de Deus e menos do mundo. Jesus gostaria que nós renunciássemos a nós por Ele, do mesmo modo que seus primeiros discípulos.

By: Leti Siqueira 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ai, se eu te pego!, diz a morte.

Quanta dificuldade temos em aceitar que nós e as pessoas que amamos um dia partiremos..... conversa vai conversa vem, especialmente entre adolescentes, esse é um dos maiores medos: perder quem se ama....
E na hora que algum amigo nosso perde alguém? Não sabemos nem o que fazer....queremos aliviar a dor do amigo, mas como?
Fato: todos vamos morrer, e provavelmente, vamos tb ver partir quem amamos....e isso é natural!
Preocupada em dar um entendimento maior sobre esse tema, nossa paróquia está convidando para 2 noites de formação. Tu pode até fugir do curso, mas da Morte, ah dessa tu não escapa! hehehehe
Que horror! kkkkk


sábado, 8 de setembro de 2012

Uma nova criação

Domingo 9 de setembro, Evangelho segundo São Marcos 7,31-37

"Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Levaram então a Jesus um homem surdo que e que falava com dificuldade, e pediram que Jesus pusesse a mão sobre ele. Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos nos ouvidos do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!" Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem nada a ninguém. No entanto, quanto mais ele recomendava, mais eles pregavam. Estavam muito impressionados e diziam: "Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvir e os mudos falar.""

Nesse Evangelho encontramos mais um milagre... A cura de um homem surdo e que falava com dificuldade.
Jesus mal havia chegado em um território estrangeiro, e a multidão levou a ele, um homem que não escutava e que tinha dificuldade para falar, para que Jesus o curasse. Para ver como a fama de Jesus atravessou fronteiras hehe.
"Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos nos ouvidos do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!""
Jesus levou o homem para longe da multidão, levou para um lugar calmo, onde há o silêncio. É em um lugar a parte, afastado de qualquer coisa do mundo, do barulho, que o Senhor tramalha em nós. É na intimidade e na solidão do nosso coração. Um encontro pessoal.
Jesus poe seus dedos nos ouvidos do homem e com sua saliva toca a língua do homem. É Deus que toca nele para desenvolver-lhe sua identidade e dignidade plena.
Depois Jesus olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!". Percebe-se aqui, seu apelo ao Pai, que lhe dá o poder de curar, de libertar. 
Não foi somente através de gestos que Jesus curou o homem, mas por palavras também: "Efatá!" = "Abra-se".
No batismo, o padre também toca no ouvido da criança dizendo: "Efatá!" "Abra-se", para que escutando a Palavra de Deus, possa um dia proclama-la.

Ele também quer nos libertar, nos curar, quer nos dar uma vida nova...
Quantas vezes fechamos os ouvidos para a Palavra? Quantas vezes deixamos de escutar o que Ele quer nos dizer?
E ainda, quando entendemos o que ele disse, ficamos mudos. Deixamos de anunciar a Palavra, a Verdade, em meio a esse mundo de tantas injustiças, com relações quebradas e frágeis, de destruições, poder....
Precisamos sair do meio da multidão para escutar o que Cristo, a Palavra de Deus quer nos dizer. Temos que ir ao encontro dEle, ter um encontro pessoal com Ele. 
Precisamos do contato físico com Ele. Como um gesto simbólico Jesus quer colocar a sua saliva na nossa boca. Ele quer colocar o conteúdo da sua boca na nossa, para que em nossa boca tenha o conteúdo da boca dele, assim proclamando o que Ele proclamou.
Quer tocar nos nossos ouvido, para tirar os tampões deles, para que possamos escutar o que a Palavra de Deus quer nos dizer... Se não ouvimos a palavra direito, não vamos conseguir proclamar a Palavra.
Precisamos ser "abertos", necessitamos que nos abram os ouvidos para escutar a Palavra e que liberem nossa língua para anunciá-la, e isso é obra do Senhor.

O Evangelho nos deixa um desafio: a partir do momento que escutamos a Palavra de Deus, temos que ir ao mundo e anuncia-la... Apresentar ao mundo a Verdade, construir novas redes de relações humana, a civilização do amor...
E assim como o homem e a multidão, poderemos olhar para nosso mundo e dizer: é tudo muito bom!

Tenham um bom e abençoado final de semana!
Abração.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

No Peito eu Levo uma Cruz!

Essa tem que ter na ponta da língua que ano que vem, com a JMJ, vai bombar!


Lá vai a letra, ficou muito up a letra e o ritmo tb!!!!


Eu venho do sul e do norte,
Do oeste e do leste. de todo lugar
Estrada da vida eu percorro
Levando socorro a quem precisar
Assunto de paz é meu forte
Eu cruzo montanhas e vou aprender
O mundo não me satisfaz o que
Eu quero é a paz, o que eu quero é viver.
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus
Eu sei que não tenho a idade
Da maturidade de quem já viveu
Mas sei que já tenho a idade
De ver a verdade o que eu quero ser eu
O mundo ferido e cansado
De um triste passado de guerras sem fim
Tem medo da bomba que fez,
E da fé que desfez mas aponta pra mim
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus
Eu venho trazer meu recado,
Não tenho passado mas sei entender
Um jovem foi crucificado
Por ter ensinado a gente viver
Eu grito ao mundo descrente que eu ser gente,
Que eu creio na cruz
Eu creio na força do jovem
Que segue o Caminho de Cristo Jesus
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus
No peito eu levo uma cruz,
No meu coração o que disse Jesus.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Integração Jovem


O Integração Jovem está tb com um grupo no face, entra lá: http://www.facebook.com/groups/454522884588383/

Mais um dia pra pra nos divertirmos juntos e na paz de Cristo!


domingo, 2 de setembro de 2012

Fotos em São Miguel e Santa Terezinha!



Agradecemos quem foi ao Pode Crer e vem colocando em prática o encontro.

Promoção: Tua Palavra

E aí galera!!

Como todos sabem, setembro é o mês da Bíblia!...

E por que setembro é considerado o mês da Bíblia?
Porque 30 de setembro é o dia de São Jerônimo (340-420). São Jerônimo foi um grande biblista e foi a pessoa que traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. A Igreja declarou-o padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo da Bíblia e fixou em setembro, mês de seu aniversário de morte (ou ainda, dia da posse da grande promessa bíblica: a Vida Eterna), o "Dia da Bíblia".

"Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo". São Jerônimo

E a promoção será:

Qual a passagem bíblica que você gosta e qual o significado dela nos dias atuais para sua vida?

Todos que participarem, estarão concorrendo, no dia 30/09, a uma camisa do Bote Fé, ...

Contamos com vocês...
Tamo junto galera!!

O Amor e o Perdão


Tudo haver com o Evangelho de hoje.......
Amor. Sentimento sublime descrito por muitos com atitudes e palavras. Perdão. Sentimento que se luta para fazer brotar e que necessitamos diariamente. Um é reflexo do outro: quem ama perdoa, quem perdoa, ama!
Caminhando entre ruas movimentadas e vitrines lotadas, observo pessoas como eu, nem maiores ou menores, idênticas. Cada um com qualidades, defeitos, sonhos, frustações, traumas, dores, carências, vazios, amores, alegrias, desejos. Visualizo no facebook, tumblr, ask, pessoas que tem o mais importante e não estão contentes. Parece que precisam perder absolutamente tudo para darem-se conta do que possuíam. Para que possam parar de tropeçar em ilusões e se alicerçarem em realidades e verdades.
O amor é aquele sentimento que nos faz esquecer nós mesmos, perder o equilíbrio próprio e, em comunhão com o outro estabilizar harmonia. Entretanto, como teremos algo tão puro nossos sentimentos não são correspondidos, nossas escolhas acabam nos decepcionando e no fundo dos fundos não sabemos até que ponto devemos confiar? Como então se entregar a um sentimento tão delicado? Realmente é mais fácil ficar facebookando… Mas não será mais bonito… Quando a tela é desligada você desperta, e como o movimento do carrossel, permanece no ciclo vicioso.
E você fica tão cego (a), tão perdido (a), que vai tentando arranjar um jeito para fazer dar certo, qualquer um… E quando se vê pode ser aúltima oportunidade de ser feliz!!! Hoje. Por hoje agradeça. Tá certo que ninguém pediu pra nascer, talvez você não acredite em Deus, ou não se importe tanto assim com o rumo da vida. Mas a decisão de ser feliz neste momento é muito importante.
Abra o coração e deixe sair de lá toda escuridão que ainda encontra espaço. Tudo que se esconde diariamente, mas que em dias difíceis retorna com força total. Perdoe mentiras, todos que riram de você. Que fizeram juras nas quais você acreditou, mas que não se cumpriram. Você precisa pegar a vassoura e varrer rancores, ressentimentos. Pare de se autocondenar pois isso é tempo perdido, nada do que aconteceu voltará. O verbo está no passado e o velho ditado comprova: “quem vive de passado é museu.” Pare de inaugurar museus na sua existência. Comece a trabalhar as artes do encontro. Encontre paz nas lágrimas que descerão por teus olhos. Arrependa-se, é belo ver humanidade quando o comum é enxergar robôs programados.
 Apaixone-se novamente pelo sol, pela lua, pelas estrelas. Apaixone-se de novo pela vida, pois ela é o único e mais precioso bem. Podemos perder memória, movimentos, órgãos, certezas, pessoas. Porém, quando estivermos vivos, vivos por dentro, recomeçaremos por fora. Que você possa recomeçar hoje, nesse instante. Pois os minutos passados lendo este texto não voltarão. Perdoe. Ame. Te desejo toda felicidade da face da Terra, mas ela só será sua se fores digno dela.
By: Jéssica Cassol

sábado, 1 de setembro de 2012

Comemorando primaveras ;)


Mês de Setembro chegouu!!
Mês da Bíblia... Mês q começa a primavera...

E claro não podemos deixar de lembrar o dia de cada aniversariante desse mes...

Dessa forma fica mais fácil de nos programarmos
 antecipadamente para fazer uma visitinhas, surpresas, e tudo o que vier em mente... kkkkkkk




Nome ----------------------------Dia-----Grupo
Danyelle Rodrigues ---------01------Borguetto
Lucas Vargas -----------------04------Borguetto
Vinicios Soppelsa -----------04------São Roque
Damian Chiesa --------------08------Centro
Gisele V. do Santo-----------16-------Bela Vista II
Aline Silva --------------------- 17-------Fenachamp
Claudinei Vargas-------------26-------Borguetto
Caroline Marangon ----------27-------Centro
Vinicius Weber----------------29-------São Miguel
Rafaela Pasini---------------- 30-------Centro

Um Feliz e Abençoado Aniversário a vocês...
Fraterno Abração...

Palavras de vida eterna!

A sujeira que sai da gente



Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos, 7,1-8.14-15.21-23.

"Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer.
(Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.)
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?
Jesus respondeu:
- Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim:
"Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
E continuou:
- Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
Jesus chamou outra vez a multidão e disse:
- Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura.
Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras."
Os homens que andam bem arrumados por aí - de banho tomado, usando gravata, barba bem feita - e que se dizem "responsáveis" são os mesmos que promovem as guerras, o tráfico de drogas, a violência doméstica.
No entanto, todos temos os nossos pecados, que não são maiores ou menores do que esses aí de cima. São os que temos capacidade de suportar (eis a misericórdia de Deus em ação) e a responsabilidade de controlar.
Jesus, no evangelho de hoje, alerta que não devemos procurar a pureza exterior (lavar as mãos e andar arrumadinho), mas a pureza de coração, que começa com o controle de nossos impulsos e de nossas emoções ruins e termina na conversão.
Devemos, então, nos preocupar mais com a limpeza do nosso interior e um bom jeito de começar é usar o sacramento da CONFISSÃO.
A conversão, que é o encontro com Cristo, irá nos libertar e purificar de nossos pecados. Porém, ela não é um lugar onde se chega, mas uma forma de caminhar.
Para meditar: vivo em contínua conversão, ou me preocupo com práticas rotineiras, sem muita transformação de vida?