sábado, 1 de setembro de 2012

Palavras de vida eterna!

A sujeira que sai da gente



Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Marcos, 7,1-8.14-15.21-23.

"Alguns fariseus e alguns mestres da Lei que tinham vindo de Jerusalém reuniram-se em volta de Jesus. Eles viram que alguns dos discípulos dele estavam comendo com mãos impuras, quer dizer, não tinham lavado as mãos como os fariseus mandavam o povo fazer.
(Os judeus, e especialmente os fariseus, seguem os ensinamentos que receberam dos antigos: eles só comem depois de lavar as mãos com bastante cuidado. E, antes de comer, lavam tudo o que vem do mercado. Seguem ainda muitos outros costumes, como a maneira certa de lavar copos, jarros, vasilhas de metal e camas.)
Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram a Jesus:
- Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?
Jesus respondeu:
- Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim:
"Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim. A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus."
E continuou:
- Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
Jesus chamou outra vez a multidão e disse:
- Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura.
Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras."
Os homens que andam bem arrumados por aí - de banho tomado, usando gravata, barba bem feita - e que se dizem "responsáveis" são os mesmos que promovem as guerras, o tráfico de drogas, a violência doméstica.
No entanto, todos temos os nossos pecados, que não são maiores ou menores do que esses aí de cima. São os que temos capacidade de suportar (eis a misericórdia de Deus em ação) e a responsabilidade de controlar.
Jesus, no evangelho de hoje, alerta que não devemos procurar a pureza exterior (lavar as mãos e andar arrumadinho), mas a pureza de coração, que começa com o controle de nossos impulsos e de nossas emoções ruins e termina na conversão.
Devemos, então, nos preocupar mais com a limpeza do nosso interior e um bom jeito de começar é usar o sacramento da CONFISSÃO.
A conversão, que é o encontro com Cristo, irá nos libertar e purificar de nossos pecados. Porém, ela não é um lugar onde se chega, mas uma forma de caminhar.
Para meditar: vivo em contínua conversão, ou me preocupo com práticas rotineiras, sem muita transformação de vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário