sábado, 29 de setembro de 2012

O que aprendi e senti na palestra "Lutos e Perdas"?

Que tal partilharmos um pouco nossos sentimentos e entendimentos sobre a palestra desta semana?
Peço a todos que estiveram presentes que coloquem os pontos que mais chamaram atenção, porque?
1. Não sabemos os desígnios de Deus,  pode ser que nossa partilha seja uma palavra de esclarecimento e conforto para alguma alma aflita que um dia possa visitar nosso blog.
2. A partilha é de uma riqueza gigante, ela faz com que entrelacemos nossas vidas.

4 comentários:

  1. Que tal se quem teve a idéia começasse...

    ResponderExcluir
  2. Ok, Sr. Anônimo, desafio aceito....vamos lá....

    1. Toda dor provém do amor, de modo muito grosseiro acho que dá pra dizer que a dor é o preço que se paga por amar e sermos amados....
    2. Assim como ninguém, exceto meu Criador, tem a menor ideia do que se passa dentro de mim, quais são minhas dores, eu também não tenho a menor ideia do quão machucado tu possa estar... não posso achar que sei, não posso dizer o que alguém que sofre deve fazer, não posso querer apressar a cicatrização da ferida de ninguém. Acredito que no dia que conseguirmos suportar a dor, e não só a dor do luto, duma pessoa sem medo, sem pressa, sem sair do seu lado, nesse dia vamos aderir de verdade a Jesus Cristo e a dor de Sua Cruz.
    3. Mente e corpo são uma coisa só e o corpo vai sofrer junto com a alma: lapsos na memória, micoses, deficiência visual, falta de atenção, entre outros, que não lembro, são muito comuns quando alguém se sente tão triste. Aliado ao desconforto de estar junto de outras pessoas, que, muitas vezes, esperam determinadas reações, que quase sempre são difíceis de atender, faz com que a pessoa pense estar enlouquecendo.

    Acho que é isso, os esclarecimentos foram muito importantes para pontuar algumas coisas, até para identificar alguns sentimentos, porque, mesmo que em escala muitíssimo menor, as vezes todos sentimos coisas ruins e não sabemos o que fazer com elas....
    Sejamos mais humanos.

    Próximo? Quem se habilita?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. om certeza o próximo tem que ser o Sr. Anônimo.
    Bem,a palestra Lutos e Perdas foi ótima.Mas nem tudo o que é bom corresponde ãs nossas expectativas.Pensava encontrar nestas duas noites, respostas, ou meios para não sofrer tanto quando chegar a minha hora de enfrentar o luto. Nào encontrei o que esperava. Ao contrário, a mensagem da palestrante foi no sentido de entender o sofrimento, aceitá-lo e vivê-lo como aprendizado.
    Talvez tenha sido melhor assim... Pode ser que se eu achasse que consigo controlar a minha dor eu sairia da minha condição de humana e talvez pudesse me achar melhor que meus irmãos.
    Enfim, correspondendo ou não ãs minhas expectativas, valeu a pena. Me fez refletir, me fez sentir que somos todos filhos de Deus, mesmo que cada um sinta sua dor diferente.
    Não sei o que sentiu (no decorrer da palestra) quem já viveu ou vive uma situação de luto, mas para mim, que no momento nào me encontro na condição de enlutado, só me deu vontade de amar mais e mais os que estão ao meu redor. Sem medo de sofrer na hora na hora da inevitável separação, pois este sofrimento segundo a Ana Reis, nào pode ser evitado.
    Finalizando, curto e grosso: Quando chegar a hora tem que aguentar o tranco.
    Abraços para todos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo, Anônimo, seu bandidinho, acho até que tô te reconhecendo, dá uma pista ai?!!!!
    "só me deu vontade de amar mais e mais os que estão ao meu redor", só por isso já valeu a pena!
    Que assim seja!

    ResponderExcluir