sábado, 22 de setembro de 2012

Os últimos serão os primeiros


O evangelho deste domingo é de Marcos 9,30-37 e diz o seguinte:
“Tendo partido dali, atravessaram a Galiléia; e não queria que ninguém o soubesse. Ia instruindo os seus discípulos e dizia-lhes: O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens, que lhe darão a morte, mas ressuscitará no terceiro dia, depois da sua morte. Mas eles não compreenderão estas palavras e temiam interrogá-lo. Nisto chegaram a Cafarnaum. Quando estavam em casa, Jesus perguntou-les: De que vínheis vós discutindo pelo caminho? Eles, porém calaram-se; porque no caminho tinham discutido entre si qual deles era o maior. E sentando-se, chamou os doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos. Tomou um menino, pô-lo no meio deles, e, depois de o abraçar, disse-lhes: Todo o que receber um destes meninos em meu nome, a mim me recebe, e todo o que me receber a mim, não me recebe a mim, mas aquele que me enviou.”

Esta passagem é bela e simples. Mas com grande lição: Não adianta a gente querer sempre estar na frente de tudo, ser sempre o primeiro, pois Jesus disse: ‘os últimos serão os primeiros’, não basta viver só para nós mesmos temos que nos doar pelos outros. Também dá pra perceber que ai tem algo maior. Digamos assim... A felicidade, o querer ser maior, chamar a atenção pra si. Mas na realidade não é assim, a verdadeira felicidade não vai surgir na superficialidade... Mas se muitas vezes abaixarmos nossa cabeça e tivermos a simplicidade de uma criança a tarefa de parecer-se com Jesus se torna mais fácil. Afinal, nem sempre estamos certos. Querermos independência, firmar passos próprios e esquecemos a delicadeza de certas atitudes pelo próximo.
Um exemplo muito interessante pode ser dado através da avó da Leti (Fontana), quando esta tinha 6, 7 anos, ela e seus primos se reuniam na casa da avó, especialmente aos domingos. E a avó dela mandava todos fazerem fila para ganhar chocolate. Dá pra imaginar a correria? Mas o aconteceu foi um ensinamento muito prático, recebia o chocolate primeiro o último da fila. E assim se repetiu muitas vezes... Algo tão pequeno, mas tão grande. Quem sabe a partir de atitudes assim possamos ganhar a aparência de criança que Jesus sugere? Quem sabe assim...

By Jéssica Cassol e Letícia Fontana

Nenhum comentário:

Postar um comentário