sábado, 8 de setembro de 2012

Uma nova criação

Domingo 9 de setembro, Evangelho segundo São Marcos 7,31-37

"Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Levaram então a Jesus um homem surdo que e que falava com dificuldade, e pediram que Jesus pusesse a mão sobre ele. Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos nos ouvidos do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!" Imediatamente os ouvidos do homem se abriram, sua língua se soltou e começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem nada a ninguém. No entanto, quanto mais ele recomendava, mais eles pregavam. Estavam muito impressionados e diziam: "Jesus faz bem todas as coisas. Faz os surdos ouvir e os mudos falar.""

Nesse Evangelho encontramos mais um milagre... A cura de um homem surdo e que falava com dificuldade.
Jesus mal havia chegado em um território estrangeiro, e a multidão levou a ele, um homem que não escutava e que tinha dificuldade para falar, para que Jesus o curasse. Para ver como a fama de Jesus atravessou fronteiras hehe.
"Jesus se afastou com o homem para longe da multidão; em seguida pôs os dedos nos ouvidos do homem, cuspiu e com a sua saliva tocou a língua dele. Depois olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!""
Jesus levou o homem para longe da multidão, levou para um lugar calmo, onde há o silêncio. É em um lugar a parte, afastado de qualquer coisa do mundo, do barulho, que o Senhor tramalha em nós. É na intimidade e na solidão do nosso coração. Um encontro pessoal.
Jesus poe seus dedos nos ouvidos do homem e com sua saliva toca a língua do homem. É Deus que toca nele para desenvolver-lhe sua identidade e dignidade plena.
Depois Jesus olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!". Percebe-se aqui, seu apelo ao Pai, que lhe dá o poder de curar, de libertar. 
Não foi somente através de gestos que Jesus curou o homem, mas por palavras também: "Efatá!" = "Abra-se".
No batismo, o padre também toca no ouvido da criança dizendo: "Efatá!" "Abra-se", para que escutando a Palavra de Deus, possa um dia proclama-la.

Ele também quer nos libertar, nos curar, quer nos dar uma vida nova...
Quantas vezes fechamos os ouvidos para a Palavra? Quantas vezes deixamos de escutar o que Ele quer nos dizer?
E ainda, quando entendemos o que ele disse, ficamos mudos. Deixamos de anunciar a Palavra, a Verdade, em meio a esse mundo de tantas injustiças, com relações quebradas e frágeis, de destruições, poder....
Precisamos sair do meio da multidão para escutar o que Cristo, a Palavra de Deus quer nos dizer. Temos que ir ao encontro dEle, ter um encontro pessoal com Ele. 
Precisamos do contato físico com Ele. Como um gesto simbólico Jesus quer colocar a sua saliva na nossa boca. Ele quer colocar o conteúdo da sua boca na nossa, para que em nossa boca tenha o conteúdo da boca dele, assim proclamando o que Ele proclamou.
Quer tocar nos nossos ouvido, para tirar os tampões deles, para que possamos escutar o que a Palavra de Deus quer nos dizer... Se não ouvimos a palavra direito, não vamos conseguir proclamar a Palavra.
Precisamos ser "abertos", necessitamos que nos abram os ouvidos para escutar a Palavra e que liberem nossa língua para anunciá-la, e isso é obra do Senhor.

O Evangelho nos deixa um desafio: a partir do momento que escutamos a Palavra de Deus, temos que ir ao mundo e anuncia-la... Apresentar ao mundo a Verdade, construir novas redes de relações humana, a civilização do amor...
E assim como o homem e a multidão, poderemos olhar para nosso mundo e dizer: é tudo muito bom!

Tenham um bom e abençoado final de semana!
Abração.

Um comentário:

  1. E que baita desafio anunciar a Palavra!
    Porque é muito difícil deixar nosso aspecto humano um pouco de lado, com nossas fraquezas e incertezas, para permitir que Ele entre no nosso coração e comande nosso corpo, mente e espírito enquanto evangelizamos.
    Anunciar a Palavra é uma missão difícil mas extremamente prazerosa! É gratificante ver as pessoas rindo, chorando, se emocionando, sentindo a Palavra de Deus penetrar em sua alma, saírem do local em que estão melhores do que chegaram - mais alegres, mais reflexivos, mais emotivos.

    ResponderExcluir