sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Limpa a casa todo diaaaaaaaa, que agoniaaaaaaa, é uma estripuliaaaaa!

Bueno, people, estamos entrando na segunda semana do Advento,  esperando Deus que se fez homem, quer dizer primeiro Ele se fez nenê né, depois menino, adolescente, jovem e agora sim: "verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem"!
Nesse domingo a Boa Nova está em Lucas 3, 1-6 e nos convida a fazer faxina no nosso coração pra receber bem nossa visita mais querida e esperada: Jesus!


1No décimo quinto ano do reinado do imperador Tibério, quando Pôncio Pilatos era governador da Judeia, Herodes, tetrarca da Galileia, seu irmão Filipe, tetrarca da Itureia e da Traconítide, e Lisânias, tetrarca de Abilena, 2sob o pontificado de Anás e Caifás, a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto. 3Começou a percorrer toda a região do Jordão, pregando um batismo de arrependimento para remissão dos pecados, 4como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías:«Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor e endireitai as suas veredas. 5Toda a ravina será preenchida, todo o monte e colina serão abatidos; os caminhos tortuosos ficarão direitos e os escabrosos tornar-se-ão planos. 6E toda a criatura verá a salvação de Deus.
Então, no verso 1 até 2a fala ai um monte de nomes, imperadores, tetrarcas e não sei mais o que.....mas que que eu quero com isso? Na verdade com essa enrolation toda no começo de algumas passagens bíblicas servem pra indicar em que tempo aconteceram....os autores querem indicar que a história da salvação, não é um troço assim lá longe, no vácuo....é como se o Luquinhas, nosso informante deste domingo dissesse: Meu, a história da tua salvação anda na cola com a história de toda humanidade, tá ligado? 
Bom, no fim das contas o Santo Google me falou que essas coisas todas ai deste Evangelho aconteceram lá pelo ano 29 DC, ou seja um pouquinho antes de Jesus começar a fazer esparro com os corações do seu povo, logo aquela gente que já não tinha muito sentido, recobraria a esperança.
Ainda no verso 2b diz que "a palavra de Deus foi dirigida a João", ahhhhhhhh, que maravilha! Deus falou, João acatou. Deus e o homem se esbarram novamente. Como podem ser ao mesmo tempo tão violentos e tão doces esses encontros? E como eles produzem frutos! Não dá pra entender....minha massa cinzenta chega a ficar azul e não entende, então, as vezes o bom mesmo é ficar só curtindo.....mas deixa voltar pro Evangelho, kkkk
O que Deus falou pra João? Vai saber, ai encima não diz nada....o fato é que, depois dessa conversinha, João partiu (verso 3) falar pra todo mundo pra se liga no seu comportamento e fazer diferente que dai Aquele que está vindo irá redimir (ou seja, tapar o olho) pros erros de antes....será pq essa passagem faz parte das leituras do Advento? Será que hoje nós também não somos convidados a fazer uma bela revisão das nossas atitudes, pensamentos, enfim, revisão de vida pra viver o verdadeiro sentido do Natal? No final do ano, quem viaja revisa o carro pra não empacar, aqui é quase igual, tem que revisar tudo pra poder fazer uma viajem deliciosa pela vida a caminho do céu!
E no verso 4, pq  Dr. Lucas foi lembrar lá do antigo profeta Isaias? Bem, quando Isaias escreveu aquilo ela tava dando uma forcinha pro povo que voltava das férias forçadas da Babilônia (eles estavam lá em cativeiro), falava essas cosias como que dizendo: Livres!!!!! Dai Lucas tb quis dizer que com a chegada de Jesus, mais uma vez: Livres!!!!!!!! Alguns, inclusive eu, tb vêem esse verso como um chamado missionário do tipo: vai lá passa a roçadeira nas capoeiras dos corações dos teu irmãos que ainda não conhecem Jesus, pra que Ele possa entrar livremente nesses corações....
O verso 5, não tenho idéia do que se trata, kkkk, mas me parece promessa de que as coisas irão entrar nos eixos, lembrando que coisas nos eixos não quer dizer vida sem sofrimento, quer dizer que se nosso eixo é Deus, dai Ele dá força, coragem e sabedoria pra chega junto de qualquer pepino que aparecer pela frente.
E pra terminar, diz: "Toda criatura verá a salvação de Deus"......toda é toda, Jesus não veio só pra minha turma, Jesus não veio só pros católicos, Jesus não veio só pra aqueles que eu gosto mais, Jesus veio pra absolutamente todos os que aceitarem Ele como Senhor de suas vidas. Mas pra isso acontecer, alguém vai ter que botar a mão na massa e sair por ai  "pregando um batismo de arrependimento para remissão dos pecados". 
E ai, vai seguir o exemplo de João Batista ou vai dar uma de João sem Braço?
Bjs mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário