quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Iceberg Anti-preconceito!


Esta foto, foi enviada pelo administrador de uma Plataforma Petrolífera da Global Marine Drilling, estacionada em St. Johns, Newfoundland. Eles têm que mudar o rumo dos icebergs, puxando-os com rebocadores para evitar que se choquem com as plataformas. Neste caso particular, o mar estava calmo, a água cristalina, e o sol quase diretamente sobre o iceberg, assim um mergulhador pode fazer esta maravilhosa foto. O peso estimado deste iceberg é de 300 milhões de toneladas. Coisas como esta, nos fazem entender porque uma foto vale mais que mil palavras... Não tanto pela imponência, mas principalmente por sua beleza! http://www.oceanografia-ufsc.blogger.com.br/2003_11_01_archive.html

Nós também em nossa navegação pelo mar da vida muitas vezes nos deparamos com um enorme iceberg à nossa frente. Normalmente usamos nossa visão superficial nessas situações, com as pessoas ou com a Igreja, conseguimos por nós mesmos ver somente aqueles 10% acima da àgua.

"Ah não vou mais pra missa porcausa do Padre"
"Tava tudo desorganizado, não vô mais pro grupo"
"Aquela pessoa falou aquilo, magoei"

Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo".
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito

Colocamos nossa expectativa no rótulo, na imagem que aquilo representa, colocamos nosso sentimento e esquecemos que todos somos seres humanos e erramos. Jesus fala a Pedro:
"Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa." Mc 8, 33
Precisamos sair de nós mesmo e ver como Deus pensa, deixar-se mergulhar nos outros 90% seja daquela situação, daquela pessoa ou da Igreja. Se ficarmos restritos aos 10% que nos afasta da verdade de Deus e do próximo, perderemos os 100% de graça e bondade de Deus. O iceberg é todo luz e clareia até a última penumbra do nosso oceano. E irmãos, pra não congelarmos na mesmice, vale lembrar de pedir muito o fogo do espírito!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário